O Ceará voltou a ter um final de semana bastante positivo com relação às chuvas que correspondem à quadra chuvosa de 2017. No último sábado, cerca de 106 municípios registraram precipitações – sendo algumas bem destacáveis, como em Alto Santo (178,6 milímetros) e Morada Nova (157 milímetros), ambos na região do Baixo Jaguaribe – e ontem, em pelo menos 40 cidades, houve pancadas de chuva, segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).
A quantidade de carga d’água no Estado já é superior à média prevista para todo o mês de fevereiro, que é de 118,6 milímetros. Mesmo restando ainda 10 dias para o fim do mês, as precipitações já somam 127,8 milímetros considerando todo o território cearense, 7% acima da média, que não era atingida (ou superada, nesse caso) desde fevereiro de 2012, quando choveu 138,1 milímetros. Nos demais anos foram registrados: 23,2 em 2016; 96,3 em 2015; 91,9 em 2014 e 61 em 2013.
Cedro
Nesse domingo (19), o maior volume de água caiu nas cidades do Cedro, na região Centro-Sul (45 milímetros) e em Lavras da Mangabeira, na região metropolitana do Cariri (42 milímetros). Fortaleza amanheceu chuvosa desde as primeiras horas da madrugada e, mesmo não sendo em grande quantidade, foi possível observar alguns pontos de acúmulo de água em alguns pontos da cidade. O sol praticamente foi um personagem não observado.
Razão
Segundo os especialistas em meteorologia da Funceme, as precipitações frequentes no Estado são ocasionadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema meteorológico que, no caso, funciona como o principal indutor de chuvas no Ceará.
Fonte: http://www.oestadoce.com.br/
Últimos posts por Zeudir Queiroz (exibir todos)
- Ceará amarga novo tropeço e liga sinal de alerta na luta contra o rebaixamento - 22 de julho de 2026
- Prefeitura de Caucaia realiza Dia D de Multivacinação no próximo dia 25 de julho - 22 de julho de 2026
- Governo amplia Plano Brasil Soberano e destina R$ 18,5 bilhões à indústria e exportadores - 22 de julho de 2026
