Secretaria de Educação de Caucaia realiza projeto nutricional nas escolas

Uma alimentação equilibrada e nutritiva é um dos principais pilares de uma vida saudável. Cultivar bons hábitos alimentares durante a infância é primordial para a imunidade. Pensando em reforçar o consumo de frutas e verduras, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), idealizou o Projeto de Educação Nutricional, que é composto por nutricionistas que visitam escolas e creches municipais com o objetivo de incentivar o consumo de alimentos saudáveis. Na manhã desta quarta-feira (15), o projeto visitou a Escola Municipal Tancredo Neves, no bairro Potira, e promoveu palestras lúdicas com o tema “Arco-íris das frutas” para crianças de 4 a 5 anos.

Na ocasião, os nutricionistas fizeram uma interação com as crianças e falaram sobre os “super poderes das frutas”. No palco, os pequeninos puderam brincar com o painel feito com as figuras de frutas que formavam um grande arco-íris. Além desse momento, um lanche com frutas e verduras doadas pela comunidade da Serra Rajada, que trabalha com agricultura familiar, foi oferecido para as crianças, professores e funcionários da escola. Morango, laranja, abacaxi, uva, melancia, banana e kiwi estavam no cardápio do lanche especial. As crianças amaram as opções de frutas oferecidas. Um espetinho bem peculiar, feito com uva, morango e abacaxi, foi a pedida preferida dos pequenos.

O corpo técnico de nutricionista do projeto esteve presente e promoveu, além da palestra, um lanche reforçado com muitas frutinhas para as crianças, professores e funcionários da Escola. “É muito importante esse tipo de ação, pois o nosso foco é incentivar o público infantil a ter uma alimentação mais natural e saudável. Nosso objetivo é promover nas escolas o consumo de mais frutas e verduras. É preciso descascar mais e desembalar menos, principalmente nesse momento da pandemia, pois a alimentação mais natural, com frutas e legumes, ajuda aumentar nossa imunidade”, destaca a nutricionista do corpo técnico do Projeto, Karise Forte Góis.

“Na nossa escola, sempre incentivamos o consumo de alimentos saudáveis, principalmente de frutas. Inclusive, também temos um projeto que se chama “A quarta da fruta”. Hoje, recebemos os nutricionistas do projeto que deram ainda mais reforço ao nosso objetivo, que é de incentivar uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras desde criança. Nós sempre convidamos os pais para fazerem parte desse momento. Assim, as crianças também vão ter o hábito de comer bem e de forma saudável em casa “, afirma a coordenadora da Escola Municipal Tancredo Neves, Maria Adilsa Coelho.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto é itinerante e já estão previstas novas visitas em outras escolas do município, em agosto desde ano.

Zeudir Queiroz