Prefeito Vitor Valim inaugura dez leitos permanentes de UTI no hospital municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha

 
Prefeitura de Caucaia

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou, nesta terça-feira (27), dez leitos permanentes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha.

O hospital contava, anteriormente, com uma estrutura provisória de leitos de UTI em forma de contêiner por causa da pandemia. A partir de agora, a unidade tem um espaço de alvenaria com tecnologias avançadas. 

O Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, reforçou o trabalho da gestão para melhorar a saúde dos caucaienses. “Trabalhamos todos os dias para melhorar a vida de todos os caucaienses. A entrega desses dez leitos de UTI de ponta é um grande salto na qualidade em nossos serviços. E, ainda este ano, vamos entregar um novo hospital Abelardo Gadelha da Rocha, do jeito que o povo de Caucaia merece”, afirmou. 

Os novos leitos contam com equipamentos como aparelhos de ar-condicionado, rede de gases, central de monitoramento por câmeras e outros aparelhos imprescindíveis para um atendimento ainda melhor aos caucaienses. 

“Pela primeira vez, Caucaia vai contar com leitos de UTI modernos e com adaptação aos conceitos mais avançados em sua rede de saúde. Hoje, o hospital realiza cirurgias de alta complexidade e conta com uma ótima estrutura de UTI na retaguarda”, afirmou Zózimo Medeiros, secretário de saúde de Caucaia. 

O espaço recebeu uma nova organização, que dá mais segurança e humanização no atendimento, além de facilidade na higienização. 

Atualmente, o hospital municipal conta com 106 leitos ativos de internação, sendo 12 de pediatria, 33 de trauma, 26 clinicas medicas, 26 clínicas cirúrgicas e 10 leitos de UTI. 

Na oportunidade, o prefeito sancionou a lei que homenageia o enfermeiro Halípio Jorge da Silva, que trabalhou por seis anos no hospital e faleceu em fevereiro deste ano. O novo espaço recebeu o nome do funcionário em razão da significativa contribuição dada à saúde do município.

Felipe Iris, irmão do homenageado destacou o trabalho de Halípio e agradeceu a homanagem. “Todo mundo sabe do tamanho do amor e do compromisso e da dedicação do meu irmão pelo povo de Caucaia, principalmente na época da pandemia. Quero agradecer ao prefeito de vereadores por terem sancionado essa lei. Estamos muito emocionados”, enfatizou.

Cirurgias eletivas

Esta terça-feira (27) também foi marcada pela intensificação das cirurgias eletivas no hospital. 

Em parceria com o Estado e Governo Federal, o programa para zerar as filas de espera de cirurgias eletivas realizará mais 1.600 procedimentos, entre eles cirurgias de hérnias, urológicas, oftalmológicas, entre outras.

Saiba mais

O hospital atende, mensalmente, uma média de 10 mil pessoas de Caucaia e mais outros municípios que compõem o Área Descentralizada de Saúde (ADS) da região de Caucaia.

Fonte: Ascom Caucaia
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: