Dezembro vermelho: Prefeitura de Caucaia promove abertura do mês de prevenção às ISTs

Entre os servicos ofertados estavam: palestra com infectologista, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite B e C, ventosaterapia, auriculoterapia, vacinação, entre outros

Foto: Prefeitura de Caucaia

A manhã desta sexta-feira (01), foi marcada por palestras, multiserviços e muita conscientização, na abertura da Campanha Dezembro Vermelho, que é dedicada à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O evento, que que foi realizado pelo Serviço de Atenção Especializada para Portadores de HIV/AIDS (SAE), ligado à Direção da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia e da Coordenadoria Especial de Caucaia, aconteceu no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

Entre os servicos ofertados estavam: palestra com infectologista, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite B e C, ventosaterapia, auriculoterapia, vacinação, teste de glicemia, entre outros. 

De acordo com o Infectologista Alex Freitas, as pessoas precisam entender que o vírus não sumiu e a prevenção é sempre o melhor. “O HIV/AIS continua sendo uma pandemia. A doença ainda existe e a melhor palavra em termos de saúde. É a melhor parte da medicina. Prevenir é sempre melhor do que tratar”, afirma.

A ação contou com presença do titular da SMS, Zózimo Medeiros, secretário-executivo, Afrânio Júnior,, Coordenador da Diversidade de Caucaia, Jô Silva e da Coordenadora do SAE, Georgia Castro.

A professora Tais Goes, que participou do evento, falou sobre a importância desse tipo de ações, sobretudo, para os jovens. “Esse tipo de evento é extremamente importante, pois, infelizmente, muitas pessoas são desinformadas ou têm vergonha. Então, esse tipo de evento quebra barreiras. As pessoas se conscientizam mais, se previnem e procuram as unidades de saúde para fazer testes”, diz

*SAE*

Há 14 anos, o Serviço de Atenção Especializada para Portadores de HIV/AIDS é o responsável pelo tratamento e acompanhamento de pacientes com HIV/Aids no município, e conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem e uma farmácia exclusiva. Neste ano, o órgão passou a fornecer também o tratamento conhecido pela sigla “PreP”, Profilaxia Pré-Exposição, que consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.

Fonte: Ascom Caucaia
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: