Problema em linha de transmissão Quixadá/Fortaleza originou apagão no país, diz ministro

Um problema na linha de transmissão Quixadá/Fortaleza, no Ceará deu origem ao apagão que atingiu todas as regiões do país nesta terça-feira (15), de acordo com informações do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira repassadas durante entrevista coletiva, nesta quarta-feira (16). A linha faz parte da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, a Chesf, subsidiária da Eletrobras.

“A própria Chesf chegou à conclusão que essa linha, Quixadá-Fortaleza, abriu um não-acionamento de proteção que estaria programada. Essa linha abriu indevidamente. Ou seja: não precisava abrir e acabou abrindo. Isso ocasionou uma onda, uma coluna de peças de dominó”, disse.

Ele também afirmou que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) admitiu o erro e confirmou que houve falha sistêmica. E passou a defender uma investigação da Polícia Federal (PF) sobre o caso. “Mais do que nunca, eu acho que é necessária a participação extremamente ativa da Polícia Federal nesse caso, já que o ONS não teve como apontar uma falha técnica que pudesse provocar um evento com a dimensão que teve, com a paralisação da energia no país”, afirmou

Ministro havia adiantado sobre evento no Ceará que contribuiu para o apagão

Na tarde de ontem, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o apagão que atingiu todas as regiões do país foi causado por um “evento” no estado do Ceará e talvez um outro, em local ainda não detectado pelas autoridades.

“Foi um fato que causou a interrupção na Região Norte e Nordeste e, por uma contingência planejada do ONS, minimizou a carga das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para que não houvesse a interrupção total dessas regiões. Um dos eventos já apontados pelo ONS aconteceu no Norte do Nordeste, mais precisamente na região do Ceará. O outro evento possível ainda não está detectado pelo ONS”, disse o ministro em entrevista coletiva.

Alexandre Silveira ainda não explicou o motivo que exatamente causou o apagão. Apenas citou os dois “eventos”. “Os dados técnicos serão passados no momento adequado. Serão passados nas próximas 48 horas”, completou o ministro.

Todas as regiões tiveram sistema de energia restabelecido

Todas as regiões do país, incluindo as capitais, já tiveram a energia restabelecida ainda na terça-feira, conforme informado pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Além disso, a informação também foi compartilhada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A normalização ocorre 6 horas depois do início da interrupção de energia em grande parte do país. De acordo com o ONS, ocorreu uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), o que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, juntamente com a abertura das interligações entre essas regiões. Adicionalmente, ocorreu a perda de pelo menos 18.900 MW de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar a propagação da ocorrência. Assim que identificou a situação, o Operador iniciou uma ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A normalização das cargas da região Sul foi concluída às 9h05min, enquanto nas regiões Sudeste/Centro-Oeste foi concluída às 9h33min. Finalmente, o SIN foi 100% recomposto às 14h49min. Apesar desses esforços, as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas para entender melhor o que levou a essa situação inesperada. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: