Primeiros 211 brasileiros resgatados em Israel chegam a Brasília

O primeiro avião da FAB que resgatou brasileiros que estavam em Israel chegou na madrugada desta quarta em Brasília

Avião com primeiros brasileiros resgatados de Israel chega a Brasília – (crédito: Ed Alves/ CB/ D.APress)

O primeiro avião com 211 brasileiros repatriados de Israel pousou no Brasil às 4h10 da madrugada desta quarta-feira (11/10). A aeronave pousou na Base Aérea de Brasília após 14 horas de voo saindo de Tel Aviv.

Foram retirados daquele país mais de 200 cidadãos que pediram ajuda ao Itamaraty para sair da região. Israel está em guerra com o grupo extremista Hamas.

Mais de 2 mil pessoas já morreram no conflito, boa parte delas, crianças, algumas, decapitadas.

Segundo o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é para que se retire todos os brasileiros que quiserem sair de Israel e da Faixa Gaza. A meta é repatriar mais de 900 pessoas até sábado.

O Brasil é o primeiro país a retirar seus cidadãos de Israel em meio à guerra. Duas mortes de brasileiros já foram confirmadas: de Bruna Veleanu, que estudava comunicação social em Israel, e de Ranani Glazer, que sonhava ser um DJ famoso.

Pelo menos 2.500 brasileiros ainda estão em Israel e 50, na Faixa de Gaza, informou a embaixadora Maria Laura da Rocha, ministra-substituta de Relações Exteriores.

Ela ressaltou que todos os esforços estão sendo feitos para que o governo consiga repatriar essas pessoas o mais rapidamente possível. Estão previstos mais quatro voos até sábado.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que o Brasil está fazendo contato com países vizinhos de Israel para que alguns cidadãos possam ser retirados da Faixa de Gaza por terra. Equipes de regaste já estão a postos para a missão, tão logo seja possível.

O tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, destacou. durante a chegada do primeiro voo com brasileiros repatriados de Israel, que o governo está avaliando dois aeroportos ao Norte do Egito para a retirada de cidadãos da Faixa de Gaza.

Ele ressaltou que a distância é longa e que os cerca de 50 brasileiros que estão na região terão de se deslocar por terra até onde estarão os aviões que os trarão de volta para o Brasil. O militar disse ainda que estão sendo feitos contatos com autoridades da Jordânia e do Líbano para que a retirada de brasileiros da Faixa de Gaza seja feita o mais rapidamente possível e de forma segura.

Para Damasceno, não há dúvidas de que a primeira fase da missão de resgate de brasileiros em meio à guerra entre Israel e o Grupo Hamas seja fechada no sábado.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: