Prefeitura de Várzea Alegre faz abertura da Festa de Agosto

PAU-DA-BANDEIRAEm frente à igreja matriz de São Raimundo Nonato, uma multidão esperava a chegada do pau da bandeira, vindo da comunidade de Boa Vista, distante 7 km da sede do município. O pau da bandeira chegou por volta das 19h, sob aplausos, que ficaram mais intensos logo que conseguiram, puxado por cordas e escorado por forquilhas, erguê-lo na praça da matriz.

Mais tarde, por volta das 19h30min, também foi emocionante a abertura do Barracão Cultural, em sua 10ª edição. Este ano o Barracão Cultural passou a receber o nome do poeta Francisco de Sousa Sobrinho, morto em maio de 2012.

Com o tema “Várzea Alegre – Aqui mora a felicidade”, o Barracão Cultural passeia pelo o estilo de vida do povo varzealegrense expressando sorrisos expostos em fotografia e na cultura popular, numa menção a alegria de viver, uma particularidade do povo da cidade.

Em seu discurso, o prefeito Vanderlei Freire (PSD), comentou o seguinte: “Meus amigos e amigas, durante novo dias e nove noites, o Barracão Cultural abraça, de uma forma muita receptiva, a cultura popular do povo de Várzea Alegre, recebendo a população para viver o que temos de melhor e mais tradicional”.

O vice-prefeito Pablo Rolim disse que o tema do Barracão Cultural é adequado à realidade do povo de Várzea Alegre, muito apaixonado por sua terra.

BARRACAO-2Para o secretário de Cultura e Turismo, Milton Bezerra, foi importante a interferência do setor de imprensa da Prefeitura por ter dado a sugestão sobre o tema do Barracão Cultural embasado em reportagem do Globo Repórter, programa da TV Globo exibido em novembro de 2013 sobre a felicidade do povo nordestino.

Outro momento de destaque da noite foram as homenagens ao centenário dos poetas Raimundo Lucas Bidim e Miguel Alves de Lima. As menções honrosas foram recebidas por Ana Camila de Oliveira – Neta do poeta Bidim e Rita Lima de Morais – filha do poeta Miguel Alves de Lima.

Por Paulino Alves

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: