IRREGULARIDADES DE IRRIGAÇÃO DO DNOCS REGISTRAM SOBREPREÇO DE 24 MILHÕES

Por: Kyara Aires
As irregularidades constatadas em obras de irrigação no Ceará já registram um sobrepreço de quase R$ 24 milhões. Uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) havia identificado um sobrepreço de R$ 5,9 milhões na compra de tubos de ferro para o projeto de irrigação no Tabuleiro de Russas, a 160 quilômetros de Fortaleza. Entretanto o valor calculado por um grupo de trabalho do Ministério da Integração Nacional, criado para responder aos questionamentos feitos pela CGU, revelou um montante ainda maior.
Segundo o próprio diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes Neto, verificou-se que a diferença era muito maior do que o detectado pela CGU, que apenas analisou o item tubo de ferro fundido.
Várias irregularidades graves foram identificadas neste relatório original da CGU, entre elas “a realização de processos de dispensa de licitação com indícios de comprometimento quanto à lisura”, “a realização indevida de pregão na forma presencial em vez de utilizar-se da forma eletrônica” e o próprio sobrepreço do material.
Nesta segunda-feira (23) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a exoneração de Abert Gradvohl, ex-diretor administrativo-financeiro do Dnocs no Ceará. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, encaminhou à Casa Civil, em dezembro, um relatório sugerindo a demissão do diretor, por considerar graves as irregularidades apontadas pela CGU.
Mesmo com as irregularidades reconhecidas pelo comando do Dnocs, o PMDB do Ceará não aceita a demissão de Gradvohl. Alega que, com a punição de um funcionário de terceiro escalão, tenta-se dar uma resposta a todas as denúncias de irregularidades que surgiram recentemente no Ministério da Integração Nacional. Segundo Albert Gradvohl, estão imputando a ele irregularidades que não lhe pertencem.




Fonte: Ceará Agora

 
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: