Governo Federal anuncia vacinação contra dengue em escolas de todo o país

Foto: Governo do Ceará
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, revelou neste sábado (2) que o governo federal lançará, ainda na segunda quinzena deste mês, um programa de vacinação infantil nas escolas de todo o território nacional, incluindo a imunização contra a dengue. Em um evento realizado em Serra (ES) para o Dia D de mobilização nacional contra a dengue, a ministra explicou que o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, está coordenando essa ação para garantir a imunização de crianças e adolescentes diretamente nas instituições de ensino.
“Estamos organizando uma ação pelo programa ‘Saúde nas Escolas’, que é uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação, um programa amplamente apoiado pelo presidente Lula. A vacinação está programada para a segunda quinzena de março e abrangerá todas as vacinas, com a atualização da caderneta de vacinação de nossas crianças e adolescentes”, afirmou a ministra.
Nísia Trindade destacou também que as escolas realizarão diversas atividades educativas sobre a prevenção da dengue, fornecendo materiais específicos para os professores. Além disso, enfatizou a importância da imunização contra a dengue, lembrando que a vacinação já começou em alguns estados para crianças de 10 e 11 anos.

Vacinação contra dengue em escolas do Brasil

“Pais e responsáveis pelas crianças de 10 e 11 anos: a vacinação contra a dengue já está em andamento em seu estado. Esse público não deve perder essa oportunidade. Há 40 anos lutamos por uma vacina contra a dengue, aqui no Espírito Santo e em todo o Brasil. Mas é importante lembrar que quem recebe a vacina contra a dengue só estará protegido após a segunda dose, que é administrada após três meses”, esclareceu a ministra. O anúncio ocorre em um momento crítico, visto que o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de casos de dengue em 2024, conforme dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. A ministra fez um apelo à população para que contribua no combate à doença, eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Não podemos tolerar nenhuma morte por dengue, pois é uma morte que pode ser evitada com hidratação adequada, sem que a população tome medicamentos por conta própria. É fundamental que os sinais de alerta, como dor de cabeça, dor forte atrás dos olhos e manchas no corpo, sejam reportados ao sistema de saúde”, concluiu Nísia Trindade. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: