Futebol: Athletico do Paraná vence o Ceará no Castelão

Ceará x Athletico-PR, pela rodada 33 da Série A — Foto: Kid Jr/SVM

Em confronto direto, o Athletico venceu o Ceará por 2 a 0 na tarde deste domingo, no Castelão, pela 33ª rodada do Brasileirão. Carlos Eduardo marcou duas vezes no segundo tempo e garantiu o triunfo fora de casa.

Com a vitória, o Furacão ganhou quatro posições e saiu de 12º para oitavo colocado. A disputa, contudo, é acirrada: Ceará, Corinthians, Santos e Atlético-GO possuem 45 pontos, a mesma pontuação do time rubro-negro.

O Athletico, assim, fica a sete pontos do Palmeiras, que abre o G-6 da Série A. As vagas para a Libertadores ainda podem aumentar e virarem G-8 definitivamente.

A escalação rubro-negra teve três mudanças em relação ao jogo contra o Flamengo, na rodada passada: Khellven na lateral e Léo Cittadini no meio. Saíram Jonathan, suspenso, e Christian, machucado. De última hora, após divulgar a escalação, Carlos Eduardo ficou no banco para a entrada de Vitinho.

A partida iniciou com mais agressividade do Ceará, principalmente em jogadas individuais de Lima, que arrancava na diagonal da direita para o meio. No começo, ele achou Léo Chú na área, que cruzou para Vina chutar no canto esquerdo de Santos, que se esticou para defender.

O Athletico adotou uma postura mais passiva, esperando o adversário e tentando bolas longas. Em uma, Thiago Heleno encontrou Canesin pela direita, que mandou para Vitinho cabecear por cima do travessão. E foi só.

O Vozão tinha mais a iniciativa, mas era pouco agressivo. Lima até deu mais um bom passe para Vina, que chutou cruzado para fora, só que esbarrava nas linhas próximas de marcação do Furacão, que não dava espaços. De fato, os dois times ficaram devendo na primeira etapa.

No intervalo, o Athletico veio com uma mexida: Carlos Eduardo no lugar de Vitinho no ataque, que depois viria a ser decisiva no partida.

E, em menos de um minuto, um susto. Em arrancada de Cléber, o atacante rolou para Vina chutar em cima de Santos. Pouco depois, na pequena área, Cléber chutou em cima de Pedro Henrique.

A equipe atleticana seguia sem criatividade e dependia de lances individuais, mas os atletas não estavam em um dia técnico inspirado. Zé Ivaldo e Bissoli, então, foram acionados para as saídas de Canesin e Kayzer.

O panorama mudou pouco. É bem verdade que o Furacão não corria mais riscos, mas também fazia pouco ofensivamente. A dependência de uma falha individual do adversário ou uma jogada técnica não parecia a ideal.

Até que, em erro na saída de bola alvinegra, Carlos Eduardo roubou a bola no campo ofensivo, driblou Luiz Otávio e tocou na saída de Richard.

Inspirado, o atacante ainda fez mais um nos acréscimos. Ele recebeu passe na meia lua, deu um drible de letra lindo em Tiago e chutou forte no canto esquerdo de Richard. Um golaço para fechar o placar.

Com 45 pontos, o Furacão é oitavo colocado na tabela. O próximo compromisso do Athletico será contra o líder Internacional na quinta-feira, às 21h, na Arena da Baixada.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: