Dia da Consciência Negra no Brasil: saiba se data é feriado no Ceará

Data busca destacar a figura de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra, e promover reflexões sobre a história brasileira e a igualdade racial

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O Dia da Consciência Negra é celebrado em todo o Brasil no dia 20 de novembro, próxima segunda-feira. No Ceará, a data não é oficialmente considerada feriado, mas em algumas localidades, é adotada como ponto facultativo em instituições públicas e privadas.
A data busca destacar a figura de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra, e promover reflexões sobre a história brasileira e a igualdade racial.
Estados brasileiros onde o Dia da Consciência Negra é feriado:
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Amapá;
  • Mato Grosso;
  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo.
Além desses, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins possuem ao menos uma cidade que estabeleceu a data como feriado municipal.

Dia da Consciência Negra no Brasil

A origem da celebração remonta à década de 1970, quando jovens em Porto Alegre questionaram o significado do 13 de maio, data da promulgação da Lei Áurea, e iniciaram uma investigação sobre a luta de seus antecessores. Atualmente, está em análise no Congresso Nacional um projeto de lei que busca estabelecer o Dia da Consciência Negra como feriado em todo o país. O autor da proposta argumenta que isso seria uma homenagem ao comprometimento de Zumbi em sua luta contra a escravidão. O reconhecimento oficial proporcionaria uma oportunidade para reflexões sobre a importância da cultura afro-brasileira, incentivando discussões sobre igualdade racial e a necessidade urgente de combater o racismo. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: