Datafolha: Lula venceria no 1° turno com 48% dos votos válidos

Ex-presidente levaria a disputa já em 2 de outubro, nos dois cenários simulados pelo levantamento; Bolsonaro receberia somente 22% dos votos

(crédito: Ed Alves/CBDA Press)
A pesquisa Datafolha mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ampla vantagem frente aos adversários para as eleições presidenciais de 2022. Com 48% das intenções de voto, segundo a sondagem divulgada nesta quinta-feira (16/12), o ex-presidente vence a eleição no primeiro turno. Em segundo lugar, Bolsonaro tem 22%.

Foram considerados dois cenários. Em ambos, a vantagem de Lula sobre os rivais garante a vitória do petista já no primeiro turno.

Com menos candidatos, no cenário A, o petista tem 48%; Bolsonaro, 22%; Moro, 9%; o ex-governador Ciro Gomes (PDT), 7%; e o governador paulista, João Doria (PSDB), 4%. As intenções de voto de nulo, branco ou ninguém foram de 8% e 2% não souberam responder.

Já o cenário B considera um maior número de candidatos. Nele não há diferença na porcentagem dos principais nomes: Lula tem 47%, Bolsonaro vem em segundo, com 21%, e Moro e Ciro, com as mesmas intenções do cenário A. Doria também fica na mesma, oscilando para 3%.

Outros nomes alternativos tomaram os votos nulos e brancos do cenário A. Os senadores Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) receberam 1%, ficarando sem pontuar o senador Alessandro Vieira (Rede-SE), o ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido) e o cientista político Felipe d’Ávila (Novo). Nulos/brancos/ninguém e não sabem também repetem o cenário A.

Para vencer uma eleição em primeiro turno, o candidato precisa ter maioria absoluta, ou seja mais de 50% dos votos válidos (não contam os votos em branco ou nulo). Levando em conta essa sistemática adotada pela regra eleitoral no Brasil, Lula tem 56% dos votos válidos nos dois cenários considerados pelo Datafolha.

A pesquisa foi realizada de 13 e 16 de dezembro com 3.666 pessoas com mais de 16 anos, presencialmente em 191 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Pesquisa da CNT

Em outra pesquisa divulgada nesta quinta-feira, a 150ª edição da pesquisa Pesquisa CNT de Opinião, as intenções de voto ao petista subiram de 41,3% para 42,8% nas eleições presidenciais de 2022. Enquanto isso, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), caiu de 26,6% para 25,6%.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/  
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: