Começa hoje Outubro Rosa 2020

Durante a Pandemia da Covid-19, muitas consultas, exames de rotina, tratamentos e até mesmo cirurgias, foram adiados devido aos riscos de contrair o Novo Coronavírus. O alerta sobre o Câncer de Mama se destaca com a chegada do Outubro Rosa, sendo este o primeiro mês de campanha diante a uma Pandemia. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima quase 66 mil casos em 2020. A Campanha Outubro Rosa 2020 terá como madrinha a atriz Ana Furtado (foto), que venceu o Câncer de Mama.
Atriz Ana Furtado
Nesta quinta-feira), a Fundação Laço Rosa inicia a Campanha do Outubro Rosa 2020, sobre a prevenção do Câncer de Mama. A partir das 18 horas, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, abrirá a programação e ficará iluminado na cor rosa.
Como nesta edição não será possível reunir presencialmente no monumento as pacientes em tratamento contra a doença, o evento contará com uma ação on-line pelas plataformas da Laço Rosa.
A instituição é reconhecida nacionalmente pelo seu empenho contínuo para diminuir as desigualdades de acesso e tratamento do câncer, por isso o mote deste ano é a campanha #doarsalva (bit.ly/doarsalva).
SBM-CE – A Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Ceará (SBM-CE)  destaca os cuidados com o câncer de mama. O rastreamento e a continuidade do tratamento, são fundamentais para a cura. Neste ano de 2020, a Sociedade abraça como lema a frase “Quanto Antes Melhor”, em alusão à importância do diagnóstico precoce. Dados apurados durante a pandemia mostram que a queda de atendimentos de pacientes com Câncer de Mama foi de 60% a 80% nos meses de março e abril, logo no início do isolamento social no Brasil. Conforme estatísticas disponibilizadas pela SBM-Ceará, em março de 2019 foram realizadas 5.720 mamografias de rastreamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Em igual período deste ano de 2020 foram 3.358. A presidente da SBM Regional Ceará, médica mastologista Aline Carvalho orienta que as mulheres acima dos 40 anos, na faixa etária preconizada para o rastreamento, mesmo que assintomáticas, não atrasem seus exames mamários. “O câncer não espera! Não dá pra esperar a Pandemia passar para se cuidar”, afirma. A SBM-CE reforça que a pandemia pode ter deixado muitas mulheres sem diagnóstico. Fator preocupante, tendo em vista, que no ano passado a cobertura do SUS já foi considerada baixa. As mulheres necessitam retomar seus exames, sempre seguindo as medidas de segurança, principalmente no caso de notar um nódulo palpável. O ideal é não postergar e buscar um atendimento imediatamente para diagnóstico precoce. Mês Temático – O Movimento Outubro Rosa, caracterizado pelo laço rosa, teve início nos Estados Unidos da América, onde o Congresso Nacional votou e aprovou lei estabelecendo outubro como o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. A data tem abrangência mundial. Durante o mês, monumentos e prédios administrativos costumam serem iluminados pela cor rosa fazendo referência ao tema.
Fonte: https://www.blogdolauriberto.com/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: