Tremor de terra é relatado por moradores de cidades do Ceará

Moradores de Chorozinho, Horizonte, Pacajus e Beberibe disseram ter sentido a terra tremer na noite desta quarta-feira (25).

Foto: Divulgação/Labsis
Moradores de pelo menos quatro cidades do Ceará relataram ter sentido um forte tremor de terra na noite desta quarta-feira (26). Os relatos vêm das cidades de Horizonte, Chorozinho, Pacajus e Beberibe.
Portal GCMAIS entrou em contato com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) para solicitar mais informações sobre o fenômeno e aguarda resposta.
De acordo com os depoimentos dos moradores publicados nas redes sociais, o tremor foi ouvido já perto das 22h e causou grande susto fazendo com que algumas pessoas fossem para a rua por medo de ficar dentro das casas.
Uma moradora de Pacajus relatou ter sentido os copos de vidro da cozinha tremerem, já outro morador do município de Horizonte, afirmou ter sentido as paredes e o telhado vibrando. O fenômeno teria tido a duração de cerca de cinco segundos, mas o suficiente para causar espanto nos cidadãos das referidas localidades.

Ceará registrou outros tremores em julho

No do 12 de julho, o Laboratório Sismológico da UFRN por meio das suas estações sismográficas registrou um tremor de terra na região do município de Orós, no interior do estado do Ceará. A atividade sísmica aconteceu às 14h39 UTC (11h39, hora local), a magnitude preliminar foi calculada em 2.1 mR. Segundo informações recebidas via WhatsApp do LabSis/UFRN, uma moradora relatou sentir o tremor enquanto almoçava e confirmou com outros moradores que sentiram também. Outro evento sísmico divulgado pelo LabSis/UFRN no Ceará foi no município de Senador de Sá, no dia 10 de julho. O tremor foi registrado às 23h37 UTC com magnitude preliminar calculada em 1.5 mR.

O que é um tremor de terra?

A energia acumulada nas camadas subterrâneas da Terra é liberada na forma de ondas sísmicas (ondas mecânicas) que se propagam por essas camadas até chegar à superfície, gerando vibrações que causam os tremores de terra. O Brasil e o nordeste do país contém fissuras nas placas tectônicas, que causam estes terremotos de menores intensidades registrados no Ceará. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: