Primeiro casamento gay coletivo é realizado em Fortaleza

Trinta casais homossexuais tiveram a oportunidade de realizar um sonho na tarde deste sábado (7), casar-se civilmente e garantir os direitos matrimoniais. O primeiro casamento gay coletivo em Fortaleza, organizado pela Prefeitura de Fortaleza, aconteceu no Parque da Liberdade/ Cidade da Criança, no Centro. O casal Gleyce Lopes e Sandra Lopes, junto há 2 anos, conseguiu oficializar o relacionamento na cerimônia, ao lado de parentes e amigos. Para Gleyce, que conheceu a companheira lecionando teatro, o casamento “facilita a vida” das duas, principalmente pelos direitos que a união civil permite.
O casamento foi aprovado pela Câmara dos Vereadores de Fortaleza em maio, a partir do requerimento do vereador Paulo Diógenes (PSD). Para ele, que havia concretizado a união homoafetiva em janeiro com o administrador Tarcísio Rocha, a medida dá aos casais homossexuais o mesmo direito que é do casal heterossexual.
O evento, realizado através da Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), teve o intuito de auxiliar aqueles que possuem o desejo de casar, mas não podem arcar com as despesas da ação. O custo normalmente varia entre R$ 180,00 a R$ 240,00.
Pela alta demanda de interessados em se inscreverem no primeiro casamento LGBT coletivo, outros devem ocorrer, segundo o coordenador especial da Coordenadoria da Diversidade Sexual, Jorge Pinheiro.
*Com informações da Redação do Caderno Cidade – Diário do Nordeste
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: