Prefeitura de Fortaleza decreta ponto facultativo em 1º de novembro para servidores municipais

Palácio do Bispo, sede da Prefeitura de Fortaleza | Foto: Wikipedia / Reprodução

A Prefeitura de Fortaleza transferiu o ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor, celebrado no dia 28 de outubro, para o dia 1º de novembro, véspera do feriado de Finados. A decisão está publicada no Diário Oficial do Município.

A determinação vale para os servidores públicos da Administração Municipal, mas não deve afetar o funcionamento de serviços essenciais, como assistência da saúde de urgência e emergência, socorros urgentes, limpeza pública, segurança, fiscalização e orientação de trânsito, vigilância e salva vidas.

Antes da Prefeitura da capital, o governo do Ceará já havia determinado a mudança para os servidores estaduais. No entanto, o decreto estabelece que serviços de água, saúde, polícias Militar e Civil, Perícia Forense e Corpo de Bombeiros serão mantidos, além postos fiscais da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e dos equipamentos culturais do Estado.

No âmbito federal, já estão decretados mais três pontos facultativos ainda para este ano: 28 de outubro, Dia do Servidor Público e 24 e 31 de dezembro: véspera de Natal e Ano Novo, respectivamente – nesses dois últimos casos, o ponto facultativo vale após às duas da tarde.

Para vários brasileiros, o Dia de Finados, 2 de novembro, é marcado pelo luto e introspecção em sinal de respeito aos amigos e familiares mortos. A data é feriado nacional e muitos aproveitam para visitar os entes queridos em cemitérios.

Fonte: https://gcmais.com.br/

Zeudir Queiroz