Prefeitura de Fortaleza cria mais 3 mil vagas de táxi

Taxistas que trabalham com veículos alugados poderão regularizar a situação a partir deste mês, pedido antigo do Sindicato dos Taxistas do Ceará. Os chamados rendeiros terão a possibilidade de se cadastrar na Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) para serem considerados taxistas pela Prefeitura Municipal. Com isso, a expectativa é pela criação de pouco mais de 3 mil vagas de táxi na Capital. Isso ocorre devido às mudanças na Lei Orgânica do Município.
O edital para a regulamentação deve ser lançado até o dia 30 de junho. Os rendeiros devem comparecer à Etufor com a documentação necessária e, a partir de julho, já poderão circular como taxistas. De acordo com o prefeito Roberto Cláudio (PDT), o período escolhido para a mudança coincide com a alta estação, quando diversos turistas passam por Fortaleza, aumentando o lucro dos taxistas. As medidas foram anunciadas como parte do Pacote de Ações de Fortalecimento do Transporte Individual de Passageiros, divulgados nesta quarta-feira, 6.
Outro fator citado por Roberto Cláudio foi o aumento do serviço de táxi para os moradores da cidade. Anteriormente, a média de taxistas por habitante era de 1 para 545. Com a mudança na Lei Orgânica e a criação de novas vagas, a média vai para 1 taxista a cada 350 moradores. O prefeito afirmou esperar que as novas vagas deixem a concorrência entre taxistas e motoristas de aplicativos de mobilidade em clima de “paz”. A lei que regulamenta o uso dos apps também está sendo sancionada.
Fonte: O POVO Online,
com informações da repórter Ana Rute Ramires 
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: