Guaiúba promove 7ª Parada Pela Diversidade Sexual com o tema Somos todos Iguais‏

parada-guaiubaCom ascendência constante no Brasil, as paradas pela diversidade sexual promovidas pelas comunidades LGBTTS, movimentam diversas cidades onde gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, se reúnem em passeata a céu aberto. Nas ocasiões, vários temas são debatidos como homofobia, união do mesmo sexo e inserção no mercado de trabalho.

Em Fortaleza, a iniciativa ocorre há 15 anos com o objetivo principal de diminuir as incidências de desrespeito e violência ao grupo na sociedade. E foi através desse caráter de manifestação, que o movimento alcançou outros municípios do Ceará, e Guaiúba, localizado na região metropolitana da capital, parte na frente nas ações de promoção da igualdade social e diversidade sexual.

A cidade realiza neste sábado (8), a 7ª Parada pela Diversidade Sexual com o tema “Somos Todos Iguais”. A iniciativa é da Associação pela Liberdade de Orientação Sexual de Guaiúba (APLOSG). A concentração a partir das 16h, acontece em frente à Escola Manuel Baltazar com dispersão na Praça de Alimentação.

A APLOSG é uma organização não governamental que realiza um trabalho de orientação à comunidade LGBTTS em Guaiúba, com palestras sobre direitos humanos, além de ações de prevenção e distribuição de preservativos. Segundo a presidente da associação, Ullanova Venuto, a luta para mudar os quadros de violência aos homossexuais precisa ser constante já que a igualdade é um direito assegurado pela constituição federal.

“Já foram registrados seis casos de assassinatos de homossexuais em Guaiúba, e apenas um foi investigado. A parada pela diversidade sexual do município tem como objetivo abranger a sociedade como um todo, mostrando que todos nós somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, como garante o artigo quinto da constituição”, ressalta.

O ato marca os direitos e os deveres que todo ser humano deve ter ao outro, principalmente, o respeito. A programação da Parada pela Diversidade Sexual de Guaiúba conta com trio elétrico, show de bandas, Dj’s, desfiles e a escolha da Miss Gay do Município. O evento conta com o apoio do Governo Municipal de Guaiúba e Secretaria de Cultura e Juventude e a Secretaria de Saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guaiúba

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: