Conta de energia com ‘QR Code’ é golpe? Confira o que diz a Enel

Nos últimos dias, os consumidores cearenses se depararam com uma novidade na conta de energia emitida pela Enel Distribuição Ceará: a presença de um ”QR Code” (código de barras digital). Muitos até cogitaram a possibilidade de se tratar de mais um golpe. Por isso, a concessionária se posicionou a respeito do assunto que tem gerado dúvidas entre os clientes.

Conforme a empresa, o novo elemento na fatura não se trata de um golpe e, sim, é uma ferramenta adotada nas contas de energia no Ceará a partir deste mês. Por meio do código de barras digital, acionado com a câmera do celular, o cliente será direcionado a uma página de consulta dos dados fiscais. De acordo com a Enel Ceará, a medida tem como objetivo trazer mais informações e transparência aos usuários.

Por meio do QR Code na conta de energia, o cliente poderá ter em mãos todas as informações da sua nota fiscal, diretamente do Portal dos Documentos Fiscais Eletrônicos, de forma rápida e prática. O modelo estará disponível para todos os clientes e já está sendo gradativamente utilizado nas faturas de energia de todo o país.

De acordo com a Enel Ceará, a inclusão dos novos dados será para todos os clientes do Estado e não altera a forma de entrega da conta, as informações que já eram disponibilizadas aos clientes e os canais de pagamento. Além disso, a empresa informou que todas as faturas continuam com boleto, que seguem sendo emitidos em nome da Enel ou do Banco do Brasil.

Tira dúvidas sobre o QR Code e a conta de energia

Em caso de dúvidas sobre a fatura da conta de energia, o cliente pode entrar em contato com a Enel Ceará por meio dos canais de atendimento, como aplicativo da companhia, que pode ser baixado gratuitamente; pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook e Twitter (@enelclientesbr); pelo Central de Atendimento no 0800 285 0196 e por meio do WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608.

A explicação detalhada dos campos da fatura de energia também pode ser acessada no site da Enel Ceará: https://www.enel.com.br/pt-ceara/Para_Voce/entenda_sua_conta.html

Conta de energia a partir de fevereiro:

Fonte: https://gcmais.com.br/

Zeudir Queiroz