Atendimentos por síndrome gripal em UPAs de Fortaleza sobem 484% em dezembro

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Fortaleza. — Foto: Agência Diário
Os atendimentos por síndrome gripal registrados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Fortaleza cresceram 484% no mês de dezembro, quando comparados o 1º dia do mês e esta terça-feira (21). Esse aumento ocorre em meio a duas preocupação sanitárias: a evolução com a chegada da variante ômicron do coronavírus no Brasil e a série de surtos de Influenza A H3N2 registradas em diversos estados do País.

Os dados no IntegraSUS não especificam se as síndromes gripais são provocadas pelo coronavírus ou pela Influenza A H3N2.

Na última quinta-feira (16), a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou nota técnica confirmando a existência de 18 casos de Influenza A H3N2, dos 19 de gripe identificados apenas em dezembro. Pelo menos nove estados do Brasil já confirmaram surtos da nova cepa de Influenza.

De acordo com os dados do IntegraSUS, ferramenta de saúde digital da Sesa, atualizado nesta quarta-feira (22), em 1º de dezembro deste ano, foram registrados 270 atendimentos por síndrome gripal nas UPAs de Fortaleza. Nesta terça-feira (21), o número saltou para 1.578 em um único dia.

Em novembro, o pico de atendimentos por síndrome gripal nas UPAs de Fortaleza ocorreu no dia 4, quando foram registrados 328 serviços prestados a pacientes na rede pública.

De acordo com dados do aplicativo Mais Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, com dados colhidos às 14h40 desta quarta-feira (22), as UPAs concentravam mais de 770 pacientes aguardando atendimento.

A unidade do Bom Jardim registrava 167 pacientes aguardando consultas, além de 22 esperando acolhimento. Na do José Walter, 94 pessoas aguardavam consultas na tarde desta quarta.

Pacientes aguardando consultas em UPAs de Fortaleza

UPA Pacientes aguardando consulta
Jangurussu 53
Cristo Redentor 68
Itaperi 79
Praia do Futuro 77
Autran Nunes 82
Messejana 16
Canindezinho 44
José Walter 94
Conjunto Ceará 86
Bom Jardim 167
Edson Queiroz 8

Um dos que procurou atendimento foi Antônio Lima, de 40 anos. Ele entrou em contato com o g1 e disse que foi a duas UPAs nesta terça-feira (21) e ambas estavam lotadas. Segundo ele, pacientes que chegavam à unidade do Bairro José Walter, por exemplo, recebiam a informação na triagem que estava sem previsão de horário para a consulta.

O homem relatou estar sentindo dores no corpo e na cabeça, além de enjoo. Ele disse que outras pessoas também afirmaram sentir os mesmos sintomas.

Questionada sobre o aumento nos índices de síndrome gripal nas últimas semanas, a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza afirmou que mais informações vão ser repassadas em coletiva nesta quinta-feira (23), com a participação de Marcos Gadelha, Secretário da Saúde do estado, e Ricristhi Gonçalves, secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.

Fonte:https://g1.globo.com/c

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: