Projetos para abastecimento de água e esgotamento devem atender Sede e Cumbuco

A Prefeitura de Caucaia está participando do processo de seleção do Programa Avançar Cidades – Saneamento, da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades (SNSA/MCidades). Com a validação do município, os recursos captados deverão ser aplicados em projetos de melhoria e ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Caucaia, além da vila e da praia do Cumbuco. Também está prevista para o Cumbuco a execução do projeto básico do remanescente do Sistema de Esgotamento Sanitário. No total, os projetos somam o montante de cerca R$ 62 milhões, ainda sob análise do agente financiador e do Ministério das Cidades.

“Nós sabemos que investir em saneamento significa menos gasto com saúde e por isso nós estamos correndo atrás de recursos para executar projetos que contribuem com avanços para Caucaia”, explica o prefeito Naumi Amorim. Ele cita a parceria do município com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para a viabilização de tais medidas. “Seja via governo estadual, seja via governo federal, o que importa é nossa vontade política de realizar”, sintetiza.

O Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) prevê que até 2033 o Brasil deve universalizar os serviços de saneamento básico, que englobam o abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, o manejo de resíduos sólidos e a drenagem de águas pluviais.

Em Caucaia, 295.036 habitantes têm acesso aos serviços de abastecimento de água e 136.170 aos serviços de esgotamento sanitário, na área urbana.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: