Primeira dama de Caucaia Erika Amorim entrega kits de leitura no Genipabu

A secretária municipal de Governo e Articulação Política, primeira-dama Erika Amorim, entregou nesta quarta-feira (20/9) kits do projeto “Nas ondas da leitura” à Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Oscar de Azevedo e Sá, no Genipabu. A unidade recebeu 174 conjuntos para estímulo de produção textual dos alunos. Ao todo, a rede municipal de Caucaia conta 43 mil kits, simbolicamente apresentados pela editora Imeph ao prefeito Naumi Amorim no último dia 29/8.

Cada conjunto é composto por uma mochila e quatro livros. Foram destinados à escola do Genipabu, portanto, 174 mochilas e 696 livros. “Todos da Secretaria de Educação têm se empenhado para termos uma educação de melhor qualidade e professores mais qualificados. A gente sabe que tem muito o que melhorar. O desafio é grande. Mas o amor e o compromisso também são”, disse Erika.

Com o programa, a Prefeitura visa fomentar o hábito da leitura em alunos do Infantil V ao quinto ano do Ensino Básico e, assim, avançar em indicadores hoje considerados críticos. “As dificuldades foram imensas nos últimos anos. Mas sabemos que esse vai ser um projeto exitoso. O hábito da leitura foi perdido por administrações anteriores e nós estamos resgatando. E resgatando não na aquisição do livro pelo livro, mas de um projeto de mudança”, afirmou a titular da SME, professora Lindomar Soares.

Representante da editora Imeph, Amélia Albuquerque destacou o sucesso do projeto em outros estados. O “Nas ondas da leitura” já existe em cidades do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas e Pernambuco. Ela, contudo, enalteceu o comprometimento dos educadores de Caucaia com a causa. “Em lugar nenhum houve por parte dos professores uma compreensão tão grande do conceito do projeto como em Caucaia. O que está acontecendo aqui é extraordinário! Todos querem fazer valer de verdade a educação. Todos estão com desejo de transformação”, declarou.

O envolvimento direto da família na rotina escolar também foi destaque na solenidade. Essa é uma das mais importantes vertentes do projeto, assim como a capacitação dos professores para o uso correto dos livros. “As coisas só dão certo quando a família chega junto. Esse projeto é uma mobilização para a formação de alunos leitores e escritores. Queremos que eles sejam capazes de escrever suas próprias histórias, e não apenas cópias. Uma escola que acredita nisso muda o Brasil”, acrescentou Amélia Albuquerque.

Um dos produtos finais do projeto será a confecção de livros pelos próprios alunos. Metodologia que a diretora da escola do Genipabu acredita ter impacto direto no aperfeiçoamento do ensino da unidade. “A gente já trabalha com muito amor e carinho aqui. Mas com o “Nas ondas da leitura” nós podemos melhorar ainda mais. Por isso, eu peço aos pais: saibam o que acontece com os filhos de vocês quando eles estão na escola. Acompanhem. Participem. Vai ser muito lindo esse projeto”, prevê a diretora Maria Cleide Campos. Assessoria de Comunicação
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: