Novo viaduto ligará Conjunto Ceará à Jurema, em Caucaia

Publicada em • Zeudir Queiroz

Projeto está em fase de conclusão e obras devem começar no primeiro semestre de 2027; estrutura será construída sobre a linha férrea

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), trabalha na finalização do projeto para a construção de um novo viaduto que ligará o Conjunto Ceará, em Fortaleza, ao bairro Jurema, em Caucaia.

A estrutura será implantada sobre a linha férrea e terá como ponto de partida o cruzamento da Avenida Ministro Albuquerque Lima com a Avenida J. O equipamento fará a ligação com as ruas Maria José Ribeiro e Mário Cordulino de Brito.

O objetivo da intervenção é criar uma nova alternativa de deslocamento entre os dois municípios, melhorar a fluidez do trânsito e facilitar a circulação diária dos moradores da região.

Obra atende a uma demanda histórica

De acordo com o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, a construção do viaduto atende a uma reivindicação antiga das comunidades localizadas na divisa entre Fortaleza e Caucaia.

Atualmente, os moradores precisam percorrer caminhos mais longos para atravessar o limite entre os municípios, apesar da proximidade geográfica entre o Conjunto Ceará e a Jurema.

“Estamos atendendo a uma demanda histórica das populações de bairros muito importantes de Fortaleza e Caucaia, que, desde os anos 1970, precisam fazer uma volta enorme para cruzar o limite entre as cidades”, afirmou o prefeito.

Segundo Evandro, a expectativa é que a construção seja iniciada no primeiro semestre de 2027.

“Este viaduto vai trazer mais desenvolvimento para essa região populosa das duas cidades e mais dignidade aos moradores. É assim que a gente trabalha, escutando as demandas das pessoas e das lideranças e trazendo as melhorias para termos cada vez mais uma Capital de todos”, declarou.

Projeto prevê novas conexões viárias

Além da construção do viaduto, o projeto contempla a continuidade da Rua Jorge Guimarães até a Rua do Trilho.

O planejamento também prevê a ligação desse trecho com a Travessa do Campo, garantindo a continuidade dos acessos locais e criando novas possibilidades de circulação para os veículos.

A área total de intervenção será de 5.084,76 metros quadrados. A obra deverá reorganizar a circulação no entorno e reduzir os conflitos viários registrados na região.

A implantação das novas conexões também busca evitar que o fluxo se concentre em poucos acessos, distribuindo melhor os veículos entre as vias do Conjunto Ceará e da Jurema.

Viaduto será construído sobre a via férrea

A passagem sobre a linha ferroviária permitirá uma ligação direta entre os dois lados da divisa municipal, eliminando um dos principais obstáculos existentes atualmente no trajeto.

A intervenção deverá beneficiar motoristas, usuários do transporte público, ciclistas e pedestres que se deslocam diariamente pela região.

A expectativa é de que o novo acesso reduza o tempo das viagens, melhore a fluidez do trânsito e aumente a segurança dos deslocamentos.

Licitação será realizada de forma integrada

O projeto está em fase de finalização e a Secretaria Municipal da Infraestrutura trabalha na preparação dos documentos necessários para o processo licitatório.

A contratação será realizada por meio de licitação integrada. Nessa modalidade, a empresa vencedora será responsável pela elaboração do projeto executivo e, posteriormente, pela execução da obra.

O modelo permite que os detalhes técnicos da intervenção sejam desenvolvidos pela própria construtora com base nas exigências e diretrizes apresentadas pelo Município.

Após a conclusão dos documentos, o edital deverá estabelecer prazos, critérios técnicos e demais condições para a contratação. O valor estimado da obra ainda não foi informado.

Estrutura deve melhorar circulação entre os municípios

O secretário municipal da Infraestrutura, André Daher, destacou que o viaduto pretende criar uma ligação mais eficiente entre Fortaleza e Caucaia.

“Estamos trabalhando para criar uma ligação mais eficiente entre as duas cidades, melhorando a circulação e reduzindo os conflitos viários existentes na região”, afirmou o secretário.

O novo acesso deverá beneficiar uma área densamente habitada e com intensa circulação diária entre os dois municípios.

Com a construção do viaduto e a abertura das novas conexões viárias, a expectativa é reduzir os desvios atualmente necessários e facilitar o acesso de moradores a serviços, escolas, unidades de saúde, áreas comerciais e locais de trabalho situados nos dois lados da divisa.

–

Com informações da Prefeitura de Fortaleza