Câmara Municipal de Caucaia debate o fechamento do Colégio Luzardo Viana

O inesperado fechamento da Escola Luzardo Viana em Caucaia, que pertence a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC,  reuniu pais de alunos, professores e a comunidade caucaiense numa sessão da Câmara Municipal de Caucaia, para discutir com os vereadores do município possibilidades de  evitar o fechamento da tradicional escola de Caucaia.
Na tribuna da casa a diretora do Luzardo Viana, professora Ângela Viana -( Foto: Walber William)
A diretora Ângela Viana, que comanda a escola desde 2001, falou de sua tristeza quando foi chamada para uma reunião em Brasília e lá recebeu a notícia do fechamento da escola. O Colégio que sempre foi referência na Educação do Município, mobilizou todos os vereadores que garantiram total apoio no sentido de barrar a decisão da CNEC. A sessão também contou com a presença do Vereador de Fortaleza Noélio da Rocha Oliveira – Soldado Noélio, que, como ex-aluno do Luzardo Viana, veio participar da sessão da Câmara Municipal de Caucaia para apoiar o movimento contra o fechamento da escola. Noélio afirmou que tudo que conseguiu na vida até hoje foi graças aos ensinamentos recebidos naquela escola.
Alguns professores que usaram a tribuna da Câmara cogitaram que o real motivo do fechamento da Escola por dois anos seria um interesse financeiro de exploração  imobiliária. “A CNEC, hoje, visa tão somente o prédio do Luzardo Viana” – afirmou um dos funcionários da escola demonstrando toda sua frustração e indignação com o descaso para com a comunidade, alunos, familiares e profissionais.
Os vereadores prometeram formar uma comissão e procurar o prefeito Naumi Amorim para propor um projeto de considerar o Colégio Luzardo Viana, de utilidade pública ao Município ou até mesmo como Patrimônio Histórico Cultural, impedindo assim, que aquele imóvel possa ser vendido e/ou ampliado verticalmente.
Redação do Jornal dos Municípios     
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: