Barracas da Praia do Cumbuco são autuadas pelo Decon por descumprirem protocolo de reabertura

Feriado de 7 de Setembro na Praia do Cumbuco também teve desrespeito ao decreto estadual (Foto: Barbara Moira)

Nesse sábado, 19, quatro barracas de praia localizadas na Praia do Cumbuco, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram autuadas pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) por descumprirem protocolo de reabertura do Governo do Ceará. Em operação “De volta às praias”, realizada pelo órgão, foram identificadas irregularidades nos estabelecimentos como falta de medição de temperatura dos clientes e distanciamento incorreto entre as mesas. Segundo os fiscais do Decon, as barracas têm um prazo de dez dias para adotar as medidas estaduais.

O protocolo de reabertura do Governo do Ceará informa a necessidade de medição da temperatura antes de as pessoas ingressarem nos estabelecimentos, manter o distanciamento mínimo entre as mesas, disponibilidade obrigatória de álcool em gel aos clientes e distribuição de tapetes sanitizantes na entrada do estabelecimento. De acordo com o Decon, a operação teve o objetivo de fiscalizar as medidas para prevenir a disseminação do novo coronavírus no Estado em locais de grande fluxo de pessoas.

As barracas autuadas pelo órgão são Katavento Pousada e Kitepoint, que no dia não realizavam a medição de temperatura dos clientes que entravam no estabelecimento, assim como a Duro Beach Hotel Cumbuco. Já a Kitecabana Pousada e Chico do Caranguejo Cumbuco não respeitavam o distanciamento mínimo de quatro metros entre as mesas.

Segundo a gerente da Duro Beach Hotel, Cristiane Holanda, o local está tomando todas medidas necessárias para seguir o protocolo de reabertura do Estado no prazo de dez dias informado pelo Decon. Já a Katavento Pousada e Kitepoint, Kitecabana Pousada e Chico do Caranguejo não retornaram com um posicionamento acerca das medidas até o fechamento desta matéria.

De acordo a secretária-executiva do Decon, promotora de Justiça Liduina Martins, as empresas autuadas pelo órgão terão o prazo de dez dias para apresentarem defesa. Após análise da documentação pelo Decon, os estabelecimentos estarão sujeitos às penalidades. Além desta, serão realizadas mais fiscalizações nos estabelecimentos do mesmo segmento.

Fonte: O Povo Online
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: