ALMECE ENTREGA HOJE MEDALHA DOM HÊLDER CÂMARA

Clique para Ampliar
Fortaleza. Três personalidades que se destacaram por meio de contribuições ao cenário cultural do Estado serão homenageadas, hoje, na sede da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará (Almece). O padre e biógrafo Geovanni Saraiva, o professor e poeta Luís Carlos Rolim de Castro e o empresário Oscar Victor de Holanda receberão a medalha Dom Hélder Câmara, o Artesão da Paz, criada pela Academia neste ano.

De acordo com o presidente da Almece, Francisco Lima Freitas, a medalha Dom Hélder Câmara foi criada, em sessão ordinária da Academia, para agraciar pessoas que prestaram contribuições a campos como a Literatura e a Música no Ceará. A homenagem, afirma, será concedida anualmente pela entidade.

Segundo Freitas, um dos homenageados, o padre Geovanni Saraiva, que é pároco da Igreja Redonda, na Parquelândia, é considerado o melhor biógrafo de dom Hélder Pessoa Câmara, tendo escrito dois livros sobre o religioso. Todos os agraciados, acrescenta o presidente, contribuíram significativamente para o campo literário cearense.

Fonte: Diário do Nordeste
Zeudir Queiroz

One thought on “ALMECE ENTREGA HOJE MEDALHA DOM HÊLDER CÂMARA

  1. Rei da paz será chamado

    “Nasceu-nos hoje um menino, um filho dos foi dado, grande é este pequenino, Rei da paz será chamado”. É do céu que vem a paz e a verdadeira felicidade, numa criança, trazendo-nos a tão sonhada redenção! Da nossa parte cabe exultar e, ao mesmo tempo contemplar, associados aos anjos, que povoaram os céus, naquela noite feliz e memorável, no insondável e misterioso coro: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade” (Lc 2, 4).
    Queridos irmãos e irmãs, é a eternidade inaugurada pelo nosso Deus e Pai, que há mais de dois mil anos se repete, através de nossa fé e do nosso testemunho, sempre a partir do lugar pobre da estribaria de Belém, no mistério que sempre quer se renovar e se eternizar em nós, já aqui neste mundo.
    Deus quer que nós trilhemos seu caminho, num constante desejo de superação e renovação: “Dizei aos covardes: Tende coragem, não temais! Eis o nosso Deus! Chega à vingança! A retribuição de Deus chega para nos salvar!” (Is 35, 4).
    Um itinerário verdadeiramente cristão se percebe pelo seu constante desejo de renovação, de mudança espiritual e interior. As pessoas que abraçam a Palavra de Deus e também buscam o alimento da Eucaristia, jamais se afastam do grande ensinamento do enviado do Pai, ao afirmar: “O Cristo que sendo rico, se fez pobre para nos enriquecer com sua pobreza (Cf. 2Cor. 8, 9), como a grande novidade, sempre presente, nos gestos de acolhida, na solidariedade e na justiça.
    E exatamente por causa do trinômio: acolhida, solidariedade e justiça, que somos chamados a proclamar, pela nossa fé que a pessoa humana é sagrada e inviolável na sua dignidade e, ao mesmo tempo, reafirmar que foi um dos grandes serviços prestados à humanidade pela Igreja. O Concílio Vaticano II até enumera os principais direitos: alimento, roupa, habitação, a escolha do estado de vida, constituir família, direito à educação, ao trabalho, à boa fama, ao respeito, à conveniente informação, direito de seguir a própria consciência, direito à proteção da vida particular, à justa liberdade, inclusive à liberdade religiosa (cf. Gs, n° 26).
    Passado o advento, tempo das graças de Deus, rico, forte e precioso, em que com certeza, não nos passou despercebido. Fica agora o maravilhoso convite que Deus nos faz, o de endireitar e colocar no rumo certo tudo que está tortuoso em nosso coração, substituindo a realidade de pecado e injustiça pela proposta que nos é oferecida, transformados e redimidos na graça de Deus, na certeza que o Rei da paz, no seu esplendor, veio visitar o seu povo, com uma proposta de felicidade e fazê-lo viver a vida eterna.
    O momento deve ser de atenção e vontade de escutar o mistério a nos envolver: “Sim povo de Sião, o Senhor veio para salvar as nações! Na alegria do coração o Senhor fará ressoar majestosa sua paz” (cf. Is 30, 19.30). Senhor meu Deus, “concede-me uma inteligência que te conheça, uma vontade que te busque, uma sabedoria que te encontre uma vida que te agrade. Uma perseverança que te espere com confiança e uma confiança que te possua sempre” (Santo Tomás de Aquino). Um feliz Natal!
    Pe Geovane Saraiva, Pároco de Santo Afonso
    *pegeovane@paroquiasantoafonso.org.br
    http://twitter.com/pegeovane
    ((85)3223-8785
    http://WWW.paroquiasantoafonso.org.br
    http://blogsantoafonsoce.blogspot.com/

Comments are closed.

Compartilhar notícia: