Paula Fernandes confirma presença em álbum de Sérgio Reis; Anastácia entra na lista de desistências

Paula Fernandes e Sérgio Reis no ‘Emoções Sertanejas’, programa em que Roberto Carlos recebeu artistas sertanejos em 2010 — Foto: TV Globo / Zé Paulo Cardeal

Paula Fernandes disse nesta segunda-feira (23) ao G1 que segue confirmada no álbum de parcerias de Sérgio Reis. Ela diz que a decisão é “absolutamente artística”. Também nesta segunda, Anastácia disse que desistiu de participar do projeto.

Anastácia se junta a Guarabyra, Guilherme Arantes, Maria Rita e Zé Ramalho, que também desistiram após falas antidemocráticas de Sérgio Reis, investigado pela Polícia Federal. A ação investiga incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia.

As participações divulgadas na época foram com Guilherme Arantes, Maria Rita, Guarabyra, Zé Ramalho, Anastácia e Paula Fernandes. Destes, só Paula ficou.

“Paula foi convidada, pelo Sérgio Reis, a fazer parte do projeto dele no começo de 2021. Gravou voz da sua participação em estúdio (a distância) e enviou para a produção logo após o convite. Sim, Paula segue confirmada”, disse a assessoria da cantora ao G1 ao ser questionada.

Após a publicação desta nota, na noite desta segunda-feira, a assessoria de Paula mandou um novo comunicado em que ela fala mais sobre a confirmação de sua presença. Ela relembra a parceria com Sérgio desde o início e diz que a decisão foi artística.

“Paula Fernandes, quando iniciou sua carreira, convidou Sérgio Reis para participar de seu álbum ‘Canções do Vento Sul’ e gravaram juntos a música ‘Sem Você’. Em abril deste ano, a cantora foi convidada para participar do novo álbum de Sérgio Reis e colocou voz na canção. Paula tem uma enorme gratidão e respeito pela carreira musical de Sérgio Reis. Paula repudia compromissos firmados e cancelados, como já experimentou uma vez. A decisão é absolutamente artística, como sempre foram suas decisões musicais.” (Os trechos foram grifados na mensagem enviada por Paula ao G1).

Paula não explicou a referência que faz na nota a “compromissos firmados e cancelados”. Em 2019, Luan Santana desistiu de participar do dueto de “Juntos e ‘shallow’ now” e ela reclamou. Mas ela não cita Luan no comunicado.

A assessoria de Anastácia respondeu com a seguinte mensagem: “Anastácia sempre teve admiração e respeito por Sérgio Reis e seu trabalho artístico. Mas também declinou de sua participação no projeto.”

Anastácia cantaria em dueto com Sérgio “Eu só quero um xodó”, clássico do forró composta por ela com Dominguinhos.

Outras desistências

A assessoria de Guilherme Arantes, que cantaria “Planeta água”, enviou ao G1 um comunicado do cantor, que já havia sido publicado no jornal “O Globo”: “Para mim, compositor, a gota d’água, sem querer brincar de trocadilho, foi esse colega dizer que não é frouxo, que não é mulher. Para mim, essa expressão bastou. Chega Não quero mais participar, e ponto final.”

“‘Planeta água’ é uma ode ao espírito feminino da natureza, chave da alma brasileira. A água é o elemento-símbolo do Brasil , elemento-chave da natureza feminina do universo. E é no feminino que está a força desse elemento da vida. Assim, e só por conta desse equívoco, ficou incompatível a canção com o intérprete”, completa Guilherme Arantes no comunicado enviado pela sua assessoria.

A assessoria de Maria Rita confirmou que a cantora, que participaria da música “Romaria” deixou o projeto do álbum por causa das falas do cantor. Mas ela não quis se pronunciar mais sobre o assunto.

Guarabyra, famoso pela dupla com Sá, que participaria da música “Sobradinho”, escreveu: “De Sérgio Reis, sempre tive enorme admiração pelo trabalho, bom gosto, extrema musicalidade. No disco dele que irá sair, inclusive participaria em uma faixa, gravação dele de Sobradinho. Mas me considero incompatível com seu posicionamento atual e infelizmente declino do convite.”

Após a alegação inicial, Guarabyra publicou outro texto: “Tenho absoluto respeito pelo posicionamento político de quem quer que seja, e sempre prezei o debate leal e democrático. Tenho, porém, absoluto desprezo por quem despreza o debate leal e democrático e ameaça a democracia com medidas autoritárias – a ponto de divulgar vídeo em que há inclusive menção a derramamento de sangue, se necessário for – independente de quem seja: músico, colega, ou não.”

Zé Ramalho anunciou em comunicado que proíbe o cantor Sérgio Reis de usar no álbum a gravação de “Admirável gado novo” em dueto gravado em maio de 2019. “Agora em 2021, a gravação perdeu o sentido e tanto o compositor quanto sua editora não autorizarão a utilização da obra”, informou.

Fonte: https://g1.globo.com/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: