O Consultor e seu papel numa empresa

banner_consultoria Estamos aqui com mais uma edição da série “O Administrador do Futuro”. Hoje iremos tratar de um assunto que cada dia que passa, fica mais comum no campo administrativo… Nossa empresa estudou a tese de vários profissionais em administração. Analisou diversos estudos na área antes de chegarmos ao nosso ponto de vista. E hoje falaremos sobre Consultoria e o papel do consultor. Mas o que é Consultoria? Consultoria é o fornecimento de determinada prestação de serviços, em geral de um profissional qualificado e conhecedor do tema, provido de remuneração por hora ou projeto, para um determinado cliente. E o que um Consultor? Qual o seu papel numa empresa? O Consultor é o profissional especializado em determinada área organizacional, que tem como papel fundamental, avaliar, analisar, as dificuldades de uma organização ou empresa. Depois ele irá estudar aquela situação e criar uma possível solução pondo-a em prática. Esse tipo de serviço cresceu muito nos últimos dez anos. Muitas empresas, principalmente em seu inicio, contratam esses profissionais ou agências especializadas, para atuarem no Setor de Recursos Humanos, Atendimentos e Vendas. Nessa oportunidade, iremos resumir tudo, falando do consultor de RH. Toda agência de consultoria ou todo consultor, deve aderir o RH como núcleo de seus serviços. Todo processo ou funcionamento de uma empresa inicia-se na contratação de seus profissionais, de seus colaboradores internos. Como já falamos outro dia, a rotatividade dentro de uma empresa é extremamente prejudicial para ambas às partes. Tanto para o empresário quanto para o funcionário. E onde entra o consultor nessa história? O Consultor, principalmente em micro, pequenas ou médias empresas, ele é o próprio setor de Recursos Humanos! Muitas empresas hoje optam por um Departamento de RH terceirizado! Resumindo… Nessa situação, o consultor é o responsável pelo bom andamento, crescimento e destaque daquela empresa, no seguimento que ela atua. Quer dizer que se aquela empresa crescer é mérito dele, mas se ela vir a quebrar, a culpa será dele também! O principal problema de muitos consultores é que eles querem resolver as situações das empresas, como um todo! Como se todas as empresas tivessem o mesmo problema! Como se a situação uma, seja o mesmo de outra! E não é dessa forma! MVV Um Consultor de resultados a partir do momento que aceita prestar serviços para uma empresa, ele assume um desafio, ele tem que saber imediatamente qual a Missão, Visão e Valores da mesma. Se não houver, ele tem que junto com a administração cria-los. Depois tem que conhecer o produto ou serviço oferecido, os perfis dos candidatos a serem contratados, as atividades que irão desempenhar e a partir daí, inicia-se o processo de contratação. Após o processo seletivo ou de contratação, ele irá avaliar o desempenho tanto dos profissionais contratados, quanto da empresa, evitando altos custos, mas ao mesmo tempo, investindo na qualidade dos serviços. E quando o consultor é contratado com a empresa já ativa no mercado? Esta já é outra situação. Na próxima edição, daremos continuidade ao assunto, inclusive nas considerações de um consultor no papel de entrevistador para com o candidato. Fiquem atentos e sucesso!
Klayton Silva

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