‘Ganhar na bala’: MP vai investigar possível crime em fala de candidato bolsonarista do CE sobre eleições presidenciais

O candidato a deputado federal, Delegado Cavalcante, fez as declarações nos atos do último dia 7 de Setembro.

Candidato bolsonarista diz que se não ganhar eleição na urna, ‘vai ganhar na bala’ — Foto: Instagram/Reprodução
As declarações do candidato a deputado federal, Delegado Cavalcante, vão ser investigadas sob a possibilidade de configurarem crime, conforme o Ministério Público do Ceará (MPCE). No último dia 7 de Setembro, o bolsonarista declarou que pode resolver “na bala” o resultado das eleições presidenciais, caso o atual presidente Jair Bolsonaro não seja reeleito. “Se a gente não ganhar, se a gente não ganhar, vou repetir, se a gente não ganhar nas urnas se eles roubarem nas urnas, nós vamos ganhar na bala, na bala! Nós vamos ganhar na bala!”, declarou Delegado Cavalcante. Com isto, o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, autorizou a abertura de investigação para apurar possível crime na fala. As declarações foram feitas durante ato realizado na Praça Portugal, em Fortaleza. A fala foi registrada em vídeo e amplamente divulgada por veículos de imprensa e nas redes sociais. Segundo entendimento do chefe do Ministério Público do Estado, o discurso do deputado apresenta indícios de conduta tipificada no art. 286 do Código Penal, que trata de incitação pública à prática de crime, no caso, o delito de insurreição armada contra os poderes do Estado (art. 3° Lei nº 1802/53).

“Para maior aprofundamento jurídico e fático, foi determinada a abertura de Notícia de Fato, instrumento jurídico dirigido aos órgãos de execução do MP que contém informações, notícias, documentos para posterior abertura de investigação”, explicou o MPCE.

O caso foi encaminhado para a Secretaria-Executiva das Promotorias de Justiça dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, para distribuição e adoção das providências devidas, assegurou o órgão ministerial.

Fonte: https://g1.globo.com/

 
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: