Polícia Federal deflagra operação em Acarape, no Ceará, para desfazer esquema criminoso

Foto: Arquivo / Agência Brasil
A Polícia Federal deflagrou a Operação Eikasia, na manhã desta quinta-feira (29), com o objetivo de desmantelar esquema criminoso de concessão ilícita de portes de arma de fogo, posse e portes ilegais de arma de fogo no município de Acarape, no Ceará. Estão sendo cumpridos 22 Mandados de Busca e Apreensão deferidos pela Justiça Federal – Tribunal Regional Federal da 5ª Região em Acarape, Maracanaú, Pacatuba e Fortaleza.
150 policiais federais atuam na operação policial. Foram apurados indícios de crimes de responsabilidade de prefeito, falsidade ideológica e usurpação de função pública, consistentes na concessão indevida de porte de arma de fogo por prefeito municipal a guardas municipais em Acarape/CE, através da expedição de carteiras que habilitam ilegalmente guardas municipais a portarem armas, além do porte e posse ilegal de armas de fogo por servidores públicos municipais em Acarape/CE. O porte legal de armas de fogo a guardas municipais só pode ser concedido pela Polícia Federal.
As condutas dos investigados podem configurar o cometimento, em tese, dos crimes de responsabilidade de prefeito, usurpação de função pública, falsidade ideológica, porte, posse e comércio ilegal de armas de fogo, com penas que podem chegar a 30 anos de prisão. O nome da operação remete ao termo usado pelo filósofo Platão para se referir à relação dos homens com as aparências, simulacros da realidade. As investigações continuam, com análise do material apreendido.
Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: