Penitentes emocionam o público na IX Procissão do Fogaréu

PenitenteA IX Procissão do Fogaréu, evento religioso e cultural, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Várzea Alegre reuniu nove grupos de penitentes deste município e das cidades Barbalha e Lavras da Mangabeira.

Para prestigiar a procissão que abre a programação da Semana Santa na cidade, o prefeito Vanderlei Freire (PSD) e o secretário de Cultura, Milton Bezerra, receberam Maria Gorete – Coordenadora de Cultura Popular de Barbalha, Rodrigo Torres – Turismólogo de Barbalha, Regi Belizário – Educadora Patrimonial do Banco do Nordeste de Lavras da Mangabeira e Cristina Couto – secretária de Cultura de Lavras da Mangabeira.

Nesta edição, durante o cerimonial foi apresentado um documentário em telão produzido pelo radialista Marcos Filho, sobre a tradição dos penitentes na região e em Várzea Alegre.

A TV Diário esteve presente cobrindo o evento desde a concentração de um grupo de penitentes no distrito de Riacho Verde, este coordenado pelo mestre Zezão, a concentração na capela de São Vicente, a caminhada com as tochas acesas pelas ruas da cidade até a celebração e o ritual do flagelo na capela de São Francisco Diassis, no bairro Betânia.

Quem não seguiu atrás da procissão, acompanhou a caminhada dos penitentes nas calçadas, elogiando os benditos e admirando a tradição que remonta aos tempos medievais.

O secretário de Cultura e Turismo, Milton Bezerra, comentou que é um compromisso do governo municipal preservar e aperfeiçoar o calendário cultural da cidade, reforçando a tradição da Procissão do Fogaréu.

O prefeito Vanderlei Freire, observando o momento de fé, incentivou a caminhada e também rogou a Deus pela regularidade das chuvas, mantendo o inverno que tem como resultado fatura na mesa do sertanejo.

Grupos de Penitentes:

Barbalha – 4 Grupos:

Irmandade – Mestre José Galego – Sítio Lagoa;

Inselências – Mestra Terezinha – Sítio Cabeceiras;

Irmãos da Cruz – Mestre Antônio – Sítio Cabeceiras;

Santas Missões – Mestre Olímpio – Sítio Lagoa

Várzea Alegre – 3 Grupos:

Mestre Tico de Manuel Vicente – Vila Riacho Verde;

Mestre Francisco Adriano – Sítio Jatobá;

Mestre Vicente Barbosa – Bairro Riachinho;

Lavras da Mangabeira – 2 Grupos:

Mestre Vicente Vieira – Sítio Oitis;

Mestre Luiz Geraldo – Vila Mangabeira.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Várzea Alegre

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: