Paracuru será a próxima cidade a sediar o EntrePontos 2013

A formação que integra o Programa anual da Feira da Música de Fortaleza segue para mais duas cidades no segundo semestre

Entre os dias 30 de setembro e 12 de outubro, a cidade de Paracuru (CE) recebe o EntrePontos 2013 – Programa Integrado para os Agentes de Cultura do Ceará. Após ter passado por Tauá em maio e Sobral em junho, Paracuru recebe o terceiro encontro com o novo formato ampliado para duas semanas de formação. Participam  desta edição como convidados Pena Schimdt (Consultor musical), Glauber Uchôa (Sebrae) e Daltown Moura (Assessor de Imprensa).

O objetivo do EntrePontos é contribuir para a qualificação e fortalecimento do setor cultural, através da integração e formação das pessoas envolvidas na gestão, desenvolvimento e administração de empreendimentos culturais. É direcionado para artistas, músicos, produtores, técnicos, gestores culturais, empresários, estudantes e demais interessados em linguagens artísticas e áreas afins.

Durante duas semanas, sendo o primeiro módulo de encontros presenciais e o segundo à distância, os participantes terão a oportunidade de trocar conhecimentos em rodas de conversa e grupos de trabalho divididos em três áreas: Produção Cultural e Gestão de Coletivos, Técnica em Eventos e Comunicação. As atividades encerram-se no sábado (12) com um laboratório prático: a realização de um evento cultural onde os participantes poderão aplicar, na prática, o conhecimento adquirido durante a formação.

A programação também inclui rodas de conversa com convidados para discutir assuntos como empreendedorismo individual, economia criativa e assessoria de comunicação. Nesta edição, entre os facilitadores estão convidados como Pena Schimdt- Pesquisador, curador e consultor musical independente. Superintendente do Auditório Ibirapuera, de 2005 a 2012;  Glauber Uchôa- Analista técnico e Coordenador de Economia Criativa no Sebrae; e Daltow Moura – Jornalista e Assessor de Imprensa.

No primeiro semestre do ano, o EntrePontos foi realizado nas cidades de Tauá e Sobral, em maio e junho respectivamente. Já em setembro, outubro e novembro, Paracuru e Icó serão sede da formação. O acesso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas em Paracuru até o dia 26 de de setembro através do formulário online ou formulário impresso disponível na Secretaria de Cultura de Paracuru. Haverá seleção prévia de participantes, realizada pela equipe do programa, cujo resultado será divulgado na sexta (27), no site (www.feiradamusica.com.br) e página do EntrePontos no Facebook, e também será disponibilizada lista na Secretaria de Cultura.

Realizado pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc), Casa Fora do Eixo Nordeste e Universidade Livre Fora do Eixo, o EntrePontos tem apoio do Governo do Estado do Ceará.

Grupos de Trabalho

  • GT1 – Produção Cultural: serão abordadas as etapas de produção, desde a idealização do projeto (preparação), visita técnica (pré-produção), produção em campo, até a prestação de contas (pós-produção);

  • GT2 – Comunicação: serão apresentados os processos e as ferramentas para divulgação e cobertura de ações, através de veículos próprios (site, redes sociais) e externos (rádios, TVs);

  • GT3 – Técnica em Eventos: serão abordadas as necessidades técnicas básicas para execução de um evento – dimensionamento de estrutura, sonorização, iluminação e energia.

Sobre a Feira da Música

Ao longo de mais de uma década de atuação, a Feira da Música já envolveu cerca de 4.790 músicos em 765 shows, recebeu 264 painéis/oficinas e reuniu 726 expositores. Em sua décima segunda edição, a mostra consolida-se como um dos maiores eventos deste gênero no país, e abre-se para novos formatos e ideias. Este ano, a programação se estenderá de maio a novembro, com atividades de formação, circulação, difusão e integração entre agentes. O resultado será uma Feira como plataforma colaborativa de música, negócios e formação, envolvendo os diversos elos e indivíduos ligados à cadeia produtiva da Cultura.

:: SERVIÇO

EntrePontos – Formação em gestão cultural em Paracuru

Data: 30 de setembro a 12 de novembro

Horários: 14h às 20h

Local: Salão Paroquial

Inscrições: no formulário online ou ficha de inscrição impressa na Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paracuru (Rua Coronel Meireles, s/n, Centro –  85.33448805)

Mais informações: www.feiradamusica.com.br | (85) 3262.5011

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: