Fortaleza receberá unidade do ITA para atender estudantes do Nordeste

Foto: Reprodução
Fortaleza, uma das cidades com maior número de alunos aprovados no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), receberá em breve uma unidade da instituição. A notícia foi anunciada pela presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba.
“Quero parabenizar o Comando da Aeronáutica e o Ministério da Defesa pela decisão de levar esse campus do ITA para Fortaleza e destacar o quão HONRADA eu me sinto de ser cearense. Terra de um povo inteligente, competente e, acima de tudo, batalhador. Gente que vive na escassez, mas que sabe superar e se superar. Que seja muito próspera a construção desse campus e que possa iluminar muito a ciência do nosso Brasil.”, escreveu Fernanda Pacobahyba em publicação no Instagram.
A nova unidade do ITA será instalada na Base Aérea de Fortaleza, situada no Bairro Aerolândia, um local com ampla infraestrutura para atender os estudantes interessados em ingressar no instituto.
A iniciativa visa facilitar a vida dos estudantes que atualmente precisam viajar e mudar para São Paulo, especificamente para São José dos Campos, onde está localizada a sede do instituto. Com a abertura da unidade na capital cearense, o governo busca atrair e acolher estudantes do Nordeste interessados em cursar o ITA.
Fundado em 1950 pelo cearense Casimiro Montenegro Filho, militar brasileiro, o ITA tem sido uma escolha popular entre os alunos de Fortaleza. De 2012 a 2022, os estudantes da cidade ocuparam impressionantes 36,7% das vagas oferecidas no vestibular durante esse período, demonstrando o elevado interesse na área da aeronáutica.
A Força Aérea Brasileira (FAB) ainda não divulgou o cronograma para o início das atividades da unidade na capital cearense, tampouco a quantidade de vagas que serão disponibilizadas. Para o vestibular de 2023 do ITA em São José dos Campos, estão previstas 150 vagas. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: