Começa o processo de solicitação da carteira de estudante 2024 em Fortaleza

Nesse primeiro momento, o processo ocorre de forma presencial e a partir da próxima segunda-feira (8), começam os pedidos de forma online.

A Etufor comunicou que a carteira estudantil 2020 poderá ser utilizada até o dia 6 de dezembro. Foto: Divulgação / PMF
A carteira de estudante 2024 já pode ser solicitada a partir desta terça-feira (2), em Fortaleza, segundo informou a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Nesse primeiro momento, o processo ocorre de forma presencial e a partir da próxima segunda-feira (8), começam os pedidos de forma online.
O documento garante ao estudante o direito a duas passagens gratuitas nos dias úteis letivos, e à tarifa estudantil no valor de R$1,50. A carteirinha de 2023 vale até abril deste ano.
As etapas para ter o documento incluem fazer a solicitação da carteira, envio ou entrega da documentação necessária (veja abaixo quais os documentos), cadastro ou atualização da biometria facial e solicitação de confirmação da matrícula pela instituição de ensino. Em 2024, as solicitações só serão concluídas com a atualização da biometria facial dos estudantes, ou seja, a foto impressa na carteira deve ser recente para evitar bloqueios e fraudes.

Como solicitar a carteira de estudante 2024 em Fortaleza

Os estudantes podem solicitar o documento de forma online pela plataforma Identidade estudantil a partir da próxima segunda-feira, dia 8 de janeiro. A solicitação também pode ser realizada de forma presencial, desde que agendada no site da Etufor e escolhido um dos postos de atendimento, que são:
  • Sede da Etufor (Avenida dos Expedicionários, 5677 – Vila União)
  • Shopping RioMar Kennedy
  • Vapt Vupt Centro, Messejana, Riomar Fortaleza e Antônio Bezerra
  • Central da Cidadania na Câmara Municipal de Fortaleza
A documentação, tanto para alunos da rede pública quanto para a rede particular, inclui RG, CPF, declaração de matrícula e comprovante de endereço atualizados.

Biometria

Todos os estudantes devem realizar novamente a biometria que pode ser feita on-line ou de modo presencial. A necessidade de atualizar a foto impressa na carteira é para evitar fraudes e bloqueios, já que o estudante pode passar por alguma mudança nas características faciais. A biometria é a forma de identificação nos validadores dos ônibus para evitar fraudes.

Alunos novatos

Os alunos novatos da rede pública e da privada devem solicitar o documento, enviando a documentação devida de forma on-line ou presencial para receber a carteira nova.

Alunos veteranos

A carteira dos alunos veteranos das escolas públicas municipais e estaduais será requisitada pela direção das instituições, que se responsabilizará pela solicitação da gratuidade. Já os alunos da rede particular devem solicitar e pagar a taxa de confecção. O boleto pode ser impresso pela internet e pago em qualquer instituição financeira e aplicativos. Os alunos que já possuem carteira de estudante da rede particular de escolas e universidades e que continuam na mesma instituição de ensino devem apenas imprimir o boleto pelo site. Caso o aluno tenha mudado de escola ou universidade, deve solicitar a confirmação de matrícula na sua instituição de ensino atual (procedimento realizado pelo representante cadastrado junto à Etufor) para que sejam atualizados seus dados escolares e, assim, poder imprimir seu boleto com os dados atualizados. Ambos devem acessar o Catálogo de Serviços do Portal da Prefeitura. Todos os alunos que forem bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou que estudem nas universidades públicas (veteranos ou novatos) devem solicitar a gratuidade para obter a carteira de estudante de 2023, por meio da plataforma Identidade Estudantil ou de forma presencial. Os estudantes contemplados com bolsas do Prouni devem apresentar a declaração com essa informação. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: