Combate ao incêndio no Parque do Cocó já dura três dias e pode se estender até amanhã (21)

Foto: Reprodução
Com três dias de trabalhos ininterruptos, o combate ao incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza pode se estender até o próximo domingo (21), segundo informou, nesta sexta-feira (19), o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros,  Cláudio Barreto. Os primeiros focos de incêndio no local foram registrados na noite da quarta-feira (18), mas se intensificaram na manhã de quinta-feira (19) “É in loco mesmo, não tem outra alternativa, mas vamos permanecer aqui. A noite toda, a madrugada toda e amanhã, se for preciso, até domingo também, mas o mais importante é que iremos dar essa atenção especial a esse espaço em que nós estamos, que é um espaço em que o fogo está direcionado próximo a Avenida Sebastião de Abreu”, disse.

Focos de calor ainda resistem após incêndio no Parque do Cocó

Cláudio Barreto está no local juntamente com as equipes e ressaltou que o principal objetivo dos bombeiros, no momento, é controlar os focos de calor, tendo em vista que não há mais fogo na superfície do parque. “O local onde nós estamos é um local de mata fechada e que ainda existe alguns focos de calor. As equipes do Corpo de Bombeiros estão trabalhando diretamente nesses focos, e a nossa preocupação é essa. Aqui na vegetação não tem mais fogo na superfície, e esse fogo é subterrâneo”, ressaltou o coronel Barreto. Desde a quinta-feira (18), quando o incêndio no Parque do Cocó estava mais intenso, cerca de 30 bombeiros militares e seis viaturas do CBMCE estão atuando no local. Os militares estão divididos em três grupos – sendo um deles atuando pela Avenida Sebastião de Abreu, indo sentido ao bairro Cidade 2000, e os outros dois grupos estão dentro do parque, vindo no sentido contrário. Essa divisão acontece com a ideia de os três grupos se encontrarem e concentrarem os focos de incêndio em um só local, até o fogo ser completamente debelado. “Hoje à tarde, com o aumento de temperatura, também aumentaram o número de focos, mas agora (início da noite), a gente já observa que diminuiu bastante, e isso ocorreu diretamente em função do trabalho da equipe do Corpo de Bombeiros, que está atuando diretamente nesses focos”, destacou o coronel Cláudio Barreto no início da noite desta sexta-feira. Além de empenho dos bombeiros em terra, atuando próximo aos focos de calor, os trabalhos contam, ainda, com o auxílio de uma aeronave da Ciopaer, com piloto e co-piloto, além de mecânico e operador aerotático, utilizando o Bambi Bucket – um tipo de bolsa utilizada para captar água e arremessá-la sobre as chamas. Um dos pontos de apoio para a coleta da água pela aeronave é a lagoa da Universidade de Fortaleza (Unifor), que fica no bairro Edson Queiroz.

Fumaça se espalhou pela Capital e RMF

Desde a última quarta-feira (17), segundo o coronel Barreto, a fumaça gerada pelo fogo se espalhou 20 quilômetros, e chegou até locais como Caucaia, na Grande Fortaleza. Diversos bairros na Capital também registram o céu acinzentado, inspirando cuidados, em especial, com criança e idosos, conforme alerta os Bombeiros.
A motivação do incêndio ainda não foi descoberta pelas autoridades. Equipes da Polícia Civil e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) estiveram no local, na noite dessa quinta-feira, para auxiliar nas investigações do caso. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: