Dezenas de filhotes de tartaruga percorrem caminho até o mar em praia de Caucaia

Desde 2022 o IMAC possui licença de monitoramento de ninhos de tartarugas

Foto: Reprodução
Adultos e crianças se reuniram para presenciar a abertura de ninho de tartarugas na praia da Tabuba, nesta quarta-feira (26). Dezenas de filhotes, da espécie “Tartaruga de Pente”, receberam uma ajuda do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) para percorrer o caminho até o mar em segurança. A abertura pública do ninho é uma ocasião importante para sensibilizar a população e os turistas sobre a proteção das tartarugas. Além disso, também tem o objetivo de proporcionar um momento de educação ambiental para a comunidade de Caucaia. Desde 2022 o IMAC possui licença de monitoramento de ninhos de tartarugas, concedida pelo ICMBio e segue sendo o primeiro e único órgão ambiental municipal no Ceará que realiza esse trabalho com recursos próprios e de forma autônoma.

Caucaia é o primeiro município do Ceará a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas

O município de Caucaia tem se consolidado como o berço das tartarugas no Ceará. Tudo isso graças ao monitoramento e as diversas ações desenvolvidas pela gestão municipal para proteger e tornar os 30,8 quilômetros de litoral propício para a desova das tartarugas, principalmente das espécies em extinção. O começo do ciclo de vida das tartarugas não é nada fácil. Após saírem do ninho, precisam vencer vários obstáculos para chegarem no mar. As tartarugas são essenciais para o ecossistema do oceano, pois mantém a cadeia alimentar marinha em equilíbrio. Porém, atualmente, elas estão ameaçadas de extinção e a ação do homem é a principal causa disso. A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), tem feito o monitoramento dos ninhos de tartarugas no litoral caucaiense. De janeiro a junho deste ano, o IMAC registrou mais de 28 ninhos e 2.095 mil nascimentos de tartarugas de pente, espécie ameaçada de extinção. O acompanhamento desses ninhos tem garantido o começo do ciclo desses bichinhos. Praias limpas significam berçários perfeitos para as tartaruguinhas. Por isso, é preciso preservar o oceano e garantir que as tartarugas encontrem praias limpas e seguras para o período de desova. Caucaia é o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para realizar o monitoramento de ninhos e nascimento de tartarugas. No litoral de Caucaia, a gestão atual tem investido em limpeza de praias, ações de preservação, educação ambiental e acompanhamento no período de desova.
Foto: Zeudir Queiroz
Conforme o IMAC, a presença de tartarugas nas praias de Caucaia é um indicativo de que o meio ambiente está em equilíbrio. Para o gerente de orla do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Thiago Menezes, que monitora diariamente os ninhos, o apoio da comunidade também é fundamental na luta pela preservação da vida marinha, em especial, das tartarugas.

Para o empresário Ricardo Selentano, a participação mais ativa da comunidade nas atividades de preservação é fundamental na proteção das tartaruguinhas. Ele conta que faz questão de participar de ações ambientais. “Há dois anos moro no Cumbuco e é o segundo ano que participo ativamente do controle dos ninhos das tartarugas. Temos um diálogo muito bom com o IMAC e isso aproxima mais ainda a comunidade desse trabalho de preservação ambiental”.

Seja um protetor das tartarugas

O Imac reforça que a preservação do meio ambiente marinho depende tanto da gestão como da comunidade. Por isso, seja um protetor da vida marinha, mantenha a praia limpa, apoie as ações de preservação e ajude o IMAC no monitoramento dos ninhos. Se encontrar alguma tartaruga em período de desova, algum ninho ou encalhe desse animal, entre em contato com a Ouvidoria do Imac através do whatsapp (85) 99784-5339. O meio ambiente agradece. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: