Aliança Energia celebra inauguração da Central Eólica Gravier, no Ceará, com capacidade instalada de 71,4 MW

Foto: Serifa Comunicação

No último dia 28 de novembro, a Aliança Energia inaugurou oficialmente a Central Eólica Gravier, localizada no município de Icapuí, no Ceará. A cerimônia, realizada na área externa do parque eólico, contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, entre autoridades municipais, lideranças comunitárias icapuienses, além de representantes do Conselho Administrativo da Aliança, formado pela Vale e Cemig, e das empresas responsáveis pela implantação (Weg) e operação de Gravier (Aliança). A atração cultural no evento ficou por conta da Orquestra de Sopros de Icapuí.

Com 17 aerogeradores, de 4,2 MW cada, a Central Eólica Gravier possui uma capacidade instalada de 71,4 MW, suficiente para suprir o consumo de 550 mil pessoas ou 180 mil residências, solidificando o compromisso da Aliança Energia com a transição para fontes de energia sustentáveis.

Com um investimento de R$ 400 milhões, o empreendimento marcou oficialmente sua entrada em operação plena em 30 de dezembro de 2022, representando uma data importante no desenvolvimento da infraestrutura de energia renovável na região.

Além dos benefícios ambientais, a Aliança Energia acredita que esses projetos ajudam a diversificar a matriz energética e gerar oportunidades econômicas, empregos locais e o engajamento comunitário, além de fortalecer laços e impulsionar o crescimento sustentável em parceria com as comunidades vizinhas.

“A Aliança agradece a todos os envolvidos, desde parceiros e colaboradores até as comunidades locais, cujo apoio foi fundamental. Que o vento que impulsiona as turbinas da Central Eólica Gravier seja símbolo de um futuro cada vez mais sustentável, tornando-se um farol de inspiração para iniciativas semelhantes em todo o país”, destaca Antonio Victor de Campos França, gerente de Usinas Eólicas e Solares da Aliança.

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: