Postos de saúde de Caucaia passam a contar com acolhimentos organizados por protocolo de classificação de risco

O objetivo da ação é otimizar os atendimentos e aumentar o acesso da população às unidades em todos os turnos de acordo com a gravidade do paciente

Foto: Prefeitura de Caucaia

Para garantir um serviço ainda mais rápido e eficaz, a Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantou o serviço de atendimento com classificação de risco nas Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPS (postos de saúde) Rocilda Oliveira Pontes, Terezinha Lima Moreira, Joaquim Braga, Francisco Paulo Pontes e Ametista de Oliveira Bastos. 

O objetivo da ação é otimizar os atendimentos e aumentar o acesso da população às unidades em todos os turnos de acordo com a gravidade do paciente. 

A partir de agora, o grau de prioridade na urgência do atendimento nas unidades é indicado pelos enfermeiros que fazem o serviço de escuta qualificada e a tomada de dados vitais, obedecendo os protocolos do Ministério da Saúde, classificando como baixo, médio ou alto risco. Caso o usuário apresente alto risco, receberá intervenção médica de forma imediata. 

Camila Moreira, diretora da Atenção Primária à Saúde (APS) de Caucaia, ressalta a importância da implantação do serviço. “Essa ação visa uma maior humanização e maior resolutividade na assistência prestada aos usuários da serviços de atenção básica à saúde. E nós iremos expandir para todos os postos”, afirma.

*Saiba mais*

Na quarta-feira (12), Zózimo Medeiros, titular da Secretaria de Saúde de Caucaia esteve no posto Rocilda Oliveira Pontes para habilitar o novo serviço e para ouvir a população.

Fonte: Ascom Caucaia
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: