Hospital Municipal de Caucaia reestrutura serviços da unidade e amplia equipe de profissionais

O Hospital Municipal Doutor Abelardo Gadelha da Rocha, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, passa por uma série de mudanças para oferecer atendimento com agilidade, maior segurança e conforto aos pacientes. As implantações fazem parte do projeto de requalificação do hospital, após gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS que desde março administra a unidade hospitalar.

O hospital recebe em média 9.000 pacientes por mês. Para oferecer maior assistência, a equipe administrativa e de profissionais de saúde foi ampliada. Hoje a unidade conta com 100 enfermeiros, 217 técnicos de enfermagem e 167 médicos, entre eles especialistas em anestesia, traumatologia, cirurgião geral e clínico geral. No pronto atendimento, houve também ampliação da equipe de saúde. Agora três médicos atendem o fluxo de urgência e emergência. “Nós estamos desenvolvendo novos processos, capacitando os profissionais para um atendimento mais humanizado, acolhedor e com agilidade. São mudanças gradativas para melhorar a assistência”, disse Patrícia Braun, gestora administrativa do hospital.

A dona de casa Valdeci Souza foi uma das pacientes que buscou atendimento no hospital e se sentiu bem acolhida. Após sofrer uma queda e fraturar o ombro, precisou ficar internada para receber assistência. “Desde a hora que eu cheguei fui muito bem atendida, não teve demora e logo fui para a emergência. Passei uma semana internada, sendo muito bem cuidada. O quarto que estava era novinho, sempre limpinho, higienizado e isso faz a gente se sentir bem. As enfermeiras foram ótimas, eu não tenho do que reclamar”, conta.

Os leitos de enfermarias foram readaptados para proporcionar um ambiente mais humanizado e acolhedor. As enfermarias agora contam com novo piso, pintura, novas macas e colchões.  

Atendimento qualificade 

O hospital adotou também mudanças em fluxos e protocolos para otimizar e qualificar o atendimento. O prontuário do paciente, que antes era registrado de forma manual, passou a ser alimentado em sistemas com prontuário eletrônico. O processo trouxe agilidade. “Além de otimizar o tempo, pois todas as informações do prontuário estão disponíveis no sistema, aumenta a segurança dos dados”, explica a gestora, Patrícia Braun.

Para facilitar a logística da distribuição de medicamentos, foi montada também uma farmácia satélite na unidade que traz benefícios para os pacientes e equipe técnica.

Segurança do paciente

Outra implantação com foco na assistência e segurança ao paciente, foi a criação das comissões hospitalares para controle de infecção, segurança do paciente e revisão de prontuários. As comissões são formadas por uma equipe multidisciplinar com objetivo de melhorias contínuas dos processos internos.

Requalificação dos leitos de UTIs

Em breve serão requalificados os dez leitos de UTI que atualmente funcionam como leitos de COVID do hospital de campanha. As obras devem iniciar até o final de setembro e a nova estrutura de terapia intensiva qualificará a assistência oferecida aos pacientes.

Assistência na Região Metropolitana e interior

O Hospital é referência na região para traumatologia e atende pacientes do município de Caucaia e de nove cidades do interior do Ceará. Oferece 140 leitos para atendimento adulto e pediátrico, UTI adulto, internação adulto e pediátrico e cirurgias de emergência. Também oferece exames laboratoriais, radiografia, eletrocardiograma, ecocardiograma e ultrassonografia.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing 
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: