Foi aberta ontem com a condução do cortejo do pau da bandeira a festa da padroeira de Santana do Cariri, Senhora Sant’ana, mais de 3 mil pessoas participaram da peregrinação que conduziu o pau da bandeira, do bairro de inhumas até o patamar da igreja matriz de Senhora Sant’ana, onde um trio elétrico deu o tom da animação motivando cada vez mais o sentimento de fé e religiosidade popular.
Todos os dias haverá a partir das 05:00hs alvorada festiva, em seguida, as 11:00hs Celebração Eucarística, ao meio-dia salva de fogos com caminhada da imagem para os setores, as 18:00hs recitação do terço, acolhida das comunidades e seus padroeiros, 19:00hs novena com padres convidados e benção do Santíssimo Sacramento.
Há uma estimativa que durante os dez dias de festa passem por Santana do Cariri, uma média de cinco mil pessoas por dia, que vem renovar suas procissões de fé e pagarem suas promessas, a festa contará ainda, com um bom efetivo policial a fim de proporcionar uma melhor segurança aos participantes.
No último dia dos festejos, ocorrerá as 09:00hs missa solene presidida pelo Bispo diocesano dom Fernando Pânico, as 10:30hs batizados, ao meio-dia queima de fogos, as 16:00hs missa de encerramento e as 17:00hs procissão com a imagem de Senhora Sant’ana e dos padroeiros das comunidades.
Para a prefeita de Santana do Cariri, Daniele de Abreu Machado, a festa de Senhora Sant’ana, padroeira do nosso município, representa a renovação da Fé e dos costumes religiosos e culturais, que o nosso povo tem, principalmente pelo fato de hoje ser considerada como a terceira maior festa religiosa do Cariri.
Por estarmos no segundo ano do nosso mandato, nós temos possibilitado todo apoio necessário, para que possamos ter uma festa tranqüila onde as pessoas possam vir ao nosso município e demonstrar sua verdadeira dimensão religiosa, já que a festa tem a pré-missa de unir seus filhos ilustres e visitantes, mencionou a prefeita.
Já o professor Plácido Cidade Nuvens, opina que a festa de Senhora Sant’ana, acontece a mais de 200 anos nesta paróquia e ela é venerada pelos filhos ilustres que residem fora do município, e aproveitam esta época do ano para se confraternizarem com seus conterrâneos, onde ela é responsável pela dinamização da vida social da cidade, ofertando um verdadeiro aquecimento na economia local.
O pároco da igreja matriz, padre Paulo Lemos Pereira, destaca que a festa serve como ponto referencial para a intercessão de Senhora Sant’ana, há causa da menina Benigna Cardoso na celebração do ano Jubilar em comemoração ao centenário da diocese do Crato no momento de comunhão com a religiosidade e a cultura popular, unificando todas as comunidades.
Logo após as novenas, haverá festa dançante no calçadão Cel. Felinto Cruz, animadas por atrações locais e regionais com duas, três e até quatro atrações por noite. A estrutura do entorno do calçadão conta com barracas e um grande palco armado com estrutura de iluminação e som para apresentação das atrações.
(Reportagem: Amaury Alencar/ Fotos: Davi Salomão)
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024