Podem acontecer novas eleições para prefeito nos municípios de Barro, Saboeiro, Tianguá e Santa Quitéria, do interior do Estado. Isso porque a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura dos nomes mais votados destas cidades no pleito de 2016.
José Marquinélio (DEM), de Barros, e José Gotardo (PSD), de Saboeiro, tiveram os registros indeferidos e não conseguiram ser diplomados nem tomar posse no último dia 1°. Nestes municípios, os presidentes das Câmara Municipais assumem a prefeitura interinamente.
Já os mais votados de Tianguá, Dr. Luiz Menezes (PSD), e de Santa Quitéria, Tomás Figueiredo (PMDB), também foram indeferidos, mas conseguiram uma liminar para garantir posse neste domingo, 1°.
Dr. Luiz Menezes recorreu ao Supremo Tribunal Federal e Tomás Figueiredo apresentou recurso ao Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As liminares foram concedidas pelo ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE.
Haverá novas eleições nos municípios onde os indeferimentos dos registros forem mantidos. Não há prazo para julgamento dos casos. O Tribunal só volta do recesso no dia 1° de fevereiro.
Fonte:
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024