Eleições 2024

Presidente Lula visitará o Ceará para inauguração do Hospital Universitário

Foto: Reprodução

O governador Elmano de Freitas confirmou, nesta quarta-feira (13), a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Ceará no próximo dia 19 de março. Acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, Elmano anunciou que a vinda do chefe do Executivo federal marcará a inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC), uma das maiores unidades de saúde do país.

“Notícia boa! Nosso presidente Lula estará conosco no próximo dia 19, feriado de São José, na entrega do nosso Hospital Universitário do Ceará (HUC), um dos maiores do Brasil. Juntos por um Ceará cada vez mais forte”, publicou Elmano em suas redes sociais.

Estrutura e especialidades do novo hospital

O HUC contará com emergências especializadas em obstetrícia, oncologia e transplantes para adultos e crianças. A secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, destacou que a unidade também oferecerá atendimento em doenças vasculares, urologia e hematologia. Inicialmente, os setores de oncologia e doenças vasculares entrarão em funcionamento, com os demais serviços sendo ativados gradualmente.

A expectativa é que o hospital ajude a desafogar a rede pública de saúde no Ceará, reduzindo filas para tratamentos especializados e oferecendo atendimento de alta complexidade.

Gestão do hospital

A gestão do Hospital Universitário ficará sob responsabilidade do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). O contrato, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), detalha um investimento de R$ 196 milhões para a administração da unidade no primeiro ano.

De acordo com o governo estadual, a escolha por uma Organização Social de Saúde (OSS) visa otimizar recursos, melhorar a eficiência da unidade e garantir um atendimento mais ágil. “Assegurando a eficácia e a excelência dos serviços prestados, as OSS são responsáveis por administrar unidades de saúde de forma integrada, promovendo a racionalização dos gastos, a otimização dos recursos, ganhos de escala e a implementação de mecanismos de governança regional”, destaca a publicação.

A inauguração do HUC no dia 19 de março representa um marco para a saúde pública do estado, consolidando Fortaleza como referência no atendimento de alta complexidade no Nordeste.

Zeudir Queiroz