Eleições 2024

Prefeitos eleitos de Fortaleza e Caucaia serão diplomados no dia 19 de dezembro

Foto: Reprodução

Os prefeitos eleitos de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), serão oficialmente diplomados pela Justiça Eleitoral no próximo dia 19 de dezembro, um marco que atesta sua legitimidade para assumir os respectivos cargos a partir de 2025.

Detalhes das Diplomações

  • Fortaleza: Evandro Leitão será diplomado às 17h, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
  • Caucaia: Naumi Amorim receberá seu diploma às 10h, na Câmara Municipal de Caucaia.

O prazo de 19 de dezembro foi estabelecido pelo TRE-CE como o limite para a diplomação dos eleitos no estado.

Eleições de Fortaleza e Caucaia

Fortaleza e Caucaia, as duas maiores cidades do Ceará, elegeram candidatos de oposição aos atuais gestores nas Eleições 2024:

  • Fortaleza: Evandro Leitão derrotou o atual prefeito José Sarto (PDT), que não chegou ao segundo turno.
  • Caucaia: Naumi Amorim venceu como opositor ao atual prefeito Vitor Valim (PSB), que optou por não disputar a reeleição e apoiou o candidato Catanho (PT).

Importância da Diplomação

A diplomação é o ato em que a Justiça Eleitoral certifica a legitimidade do eleito, habilitando-o para a posse no cargo e reconhecendo sua representatividade junto à população da circunscrição eleitoral.

“O diploma eleitoral atesta que o candidato foi escolhido democraticamente para representar a população de sua região, conferindo-lhe a legitimidade necessária para exercer o cargo público”, destaca o TRE-CE.

Sistema de Emissão dos Diplomas

Desde 2006, a Justiça Eleitoral do Ceará utiliza o sistema “Diplomas”, desenvolvido pela Seção de Soluções Corporativas (Sesco). Este sistema parametrizado permite a emissão de diplomas para candidatos eleitos e suplentes de maneira segura e padronizada.

Com a diplomação, Fortaleza e Caucaia dão início à transição oficial para suas novas gestões, que assumirão a liderança das duas principais cidades do estado em janeiro de 2025.

Com informações de www.opiniaoce.com.br/

Zeudir Queiroz