Nesta quinta-feira (16), o prefeito do município de Crateús, Marcelo Machado (Solidariedade), foi afastado do cargo no âmbito da Operação Duo Facta, conduzida pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O prefeito é suspeito de irregularidades na contratação de serviços de publicidade e locação de máquinas pesadas pela Prefeitura de Crateús.
Além do prefeito, os secretários municipais de Infraestrutura e de Comunicação Social e Relações Públicas também foram afastados de seus cargos. A operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira pela Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), com apoio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).
No total, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão na Prefeitura Municipal de Crateús, em residências e em sedes de empresas privadas. O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) determinou ainda o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos indivíduos investigados.
De acordo com o Ministério Público, o nome da operação, “Duo Facta”, vem do latim e significa “dois fatos”, refletindo o cumprimento de duas decisões judiciais relativas a contratações distintas: uma para serviços de publicidade e outra para a locação de máquinas.
A Operação Duo Facta é mais um exemplo da atuação rigorosa do MPCE e da PCCE no combate à corrupção e na promoção da transparência e legalidade na administração pública.
Fontes:
- Ministério Público do Estado do Ceará
- Polícia Civil do Estado do Ceará
- Tribunal de Justiça do Estado do Ceará
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024
- Suspeito de abuso sexual contra crianças e adolescentes é preso em flagrante em Acaraú - 21 de novembro de 2024
- Parque Nacional de Jericoacoara será gerido por empresa privada e terá cobrança de ingressos - 20 de novembro de 2024