O Palácio do Planalto anunciou a reunião, que será a primeira presencial entre Lula e o líder ucraniano que está em guerra com a Rússia.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou um encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, em Nova York, nos Estados Unidos da América (EUA), na próxima quarta-feira (20). O Palácio do Planalto anunciou a reunião, que será a primeira presencial entre Lula e o líder ucraniano que está em guerra com a Rússia.
Lula, atualmente em seu terceiro mandato como presidente do Brasil, tem defendido uma busca por um fim para o conflito na Ucrânia, mediado por países neutros. Essa abordagem contrasta com a postura de países europeus e dos Estados Unidos, que têm apoiado a Ucrânia militarmente durante o conflito. Lula enfatiza que é imperativo encerrar as hostilidades para iniciar discussões de paz entre as duas nações.
Além do encontro com Zelenski, Lula tem na agenda reuniões com outras autoridades durante sua estadia em Nova York, incluindo o presidente da Suíça, Alain Berset, e o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown.
Nesta terça-feira (19), Lula fará a abertura da Assembleia Geral da ONU, onde abordará a necessidade de reforma do sistema de governança global, com um apelo para a ampliação do número de membros permanentes no Conselho de Segurança da ONU, uma demanda histórica do Brasil. Além disso, na quarta-feira, o presidente brasileiro participará de uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o lançamento de uma iniciativa global voltada para a promoção do trabalho decente.
Fonte: https://gcmais.com.br/
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024
- Fortaleza empata com Fluminense em jogo movimentado no Maracanã pela 34ª rodada do brasileirão - 23 de novembro de 2024
- Prefeitura de Caucaia e governo do Ceará iniciam distribuição do vale-gás na próxima segunda (25) - 22 de novembro de 2024