Eleições 2024

Ibope: empate técnico na liderança para prefeitura de Fortaleza

rc-e-wO prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o Capitão Wagner (PR), se as eleições para a Prefeitura de Fortaleza fossem hoje, iriam disputar o segundo turno. Os demais candidatos estão bem abaixo deles, segundo os números apresentados pelo Ibope nesta segunda pesquisa contratada pela Televisão Verdes Mares, integrante do Sistema Verdes Mares, como o Diário do Nordeste, a TV Diário e as rádios Verdes Mares AM e FM 93. E, no segundo turno, os dois candidatos estão empatados tecnicamente.

Segundo o relatório feito pelo Ibope, embora o prefeito Roberto Cláudio tenha 34% das intenções de votos e Capitão Wagner esteja com 28% na pesquisa estimulada, quando o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos ao entrevistado, os dois estão tecnicamente empatados. Da primeira pesquisa em 22 de agosto para esta, Roberto Cláudio cresceu 5 pontos percentuais contra 7 de Wagner.

Luizianne Lins (PT), na terceira colocação, ficou nesta pesquisa com os mesmos 18% da anterior. Heitor Férrer (PSB) caiu de 9% para 7%. Ronaldo Martins (PRB) também caiu de 4% para 3%, e João Alfredo (PSOL), de 2% para 1%. As oscilações estão dentro da margem de erro. Os candidatos Gonzaga (PSTU) e Tin Gomes (PHS), que anteriormente registraram 1% cada um, agora aparecem com menos de 1% das intenções de votos cada.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 deste mês, contratada pela Televisão Verdes Mares, com um total de 805 eleitores, sendo a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isto quer dizer que há probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sob o protocolo nº CE-09578/2016.

Votos válidos

Nesta segunda pesquisa, depois de 16 programas da propaganda eleitoral, no rádio e na televisão, o Ibope fez uma simulação dos votos válidos de cada candidato, que “corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos”, apresentando Roberto Cláudio com 38%, seguido de Capitão Wagner com 30%, de Luizianne Lins com 19% , Heitor Férrer com 7% e Ronaldo Martins com 4%. Os outros somaram 2%.

Já em relação à pergunta “Independente da sua intenção de voto, na sua opinião, quem será o próximo prefeito de Fortaleza?”, 53% dos entrevistados disseram que será Roberto Cláudio, contra 24% que indicaram Capitão Wagner. 12% apontaram Luizianne Lins, 2% Heitor Férrer e 1% Ronaldo Martins.

Roberto Cláudio, segundo os destaques por segmentos apontados pelo relatório, recebe mais menções nesta rodada entre os eleitores de 45 anos de idade ou mais. O crescimento de menções ao atual prefeito é mais acentuado entre o eleitorado de 45 a 54 anos (de 26% para 42%), entre os que têm até a 4ª série do Fundamental (de 24% para 36%) e entre os que concluíram da 5ª à 8ª série (de 28% para 39%).

As intenções de voto no Capitão Wagner são mais frequentes entre os eleitores de 16 a 24 anos e também entre quem tem renda familiar de 2 a 5 salários mínimos. Estes dois segmentos apresentam também maior aumento de intenções de voto ao candidato: de 27% para 37% entre os mais jovens e de 21% para 33% naquela faixa de renda.

Nesta segunda rodada, a ex-prefeita Luizianne Lins passa a se destacar entre os eleitores de maior renda familiar, segmento em que cresce 10 pontos percentuais desde a rodada anterior (de 13% para 23%). Para os demais candidatos a prefeito, em geral, as intenções de votos são mais homogêneas nos diversos segmentos analisados.

Rejeição

O candidato Tin Gomes tem o maior índice de rejeição, pois 41% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Na pesquisa anterior, ele tinha 25% de rejeição. Luizianne Lins fica na segunda colocação dos mais rejeitados: 40% dos eleitores não votariam nela. Antes, o índice era maior: 44%. Roberto Cláudio tem 24% de rejeição, contra 35% da pesquisa anterior. Capitão Wagner é rejeitado por 18% dos entrevistados e antes tinha 20%.

Aos entrevistados foi perguntado sobre o interesse deles na próxima eleição de 2 de outubro. 28% responderam não ter nenhum interesse, 21% disseram ter pouco interesse, 25% têm interesse médio e 25% estão muito interessados na disputa que elegerá o próximo prefeito da capital cearense e os 43 vereadores da Câmara Municipal fortalezense para um mandato de quatro anos.

Além da pesquisa sobre a intenção de voto para prefeito, os entrevistados responderam sobre as administrações do prefeito Roberto Cláudio, do governador Camilo Santana e do presidente Michel Temer. 44% das respostas sobre o Governo Roberto Cláudio disseram que ela é ótima/boa, 37% consideram-na regular e 26% avaliaram-na em ruim/péssima. 59%, portanto, disseram que a aprovam, e 46% desaprovam. 4% não souberam fazer avaliação, diz o Ibope.

Já em relação à gestão do governador Camilo Santana, 23% dos entrevistados acham que ela é ótima/boa, 41% regular e 25% ruim/péssima. Quanto ao Governo Temer, 9% apontaram como ótima/boa, 23% regular e 53% ruim/péssima.

A pesquisa foi realizada com eleitores que votaram nas últimas eleições. O modelo de amostragem utilizado foi o de conglomerados em 2 estágios. No primeiro estágio foram selecionados os conglomerados. A medida de tamanho é a população de 16 anos ou mais residentes nos setores censitários.

No segundo estágio foi selecionado de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis, incluindo sexo, idade, instrução, atividade, tendo como fonte de dados para a elaboração da amostra o Censo 2010, PNDA 2014 e TSE 2016. A margem de erro máxima estimulada é de 3 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%. As entrevistas pessoais utilizaram um questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa.

dsa

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
Zeudir Queiroz