
Em resposta à crescente crise de segurança pública no Ceará, o governador Elmano de Freitas (PT) lançou na manhã desta segunda-feira (26) o programa “Ceará contra o crime”. O novo pacote de medidas prevê a contratação de pelo menos 6 mil novos agentes, a criação de 12 delegacias, uma nova unidade prisional e a instalação de 17 bases do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar.
Durante o evento de lançamento, o governador destacou que uma das principais estratégias para combater o crime será a implementação de tecnologia de reconhecimento facial integrada às câmeras de videomonitoramento. Esse projeto ainda está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
“O foragido da Justiça que passar em frente a uma das nossas câmeras, ou até mesmo câmeras privadas no futuro, será identificado, e essa informação será enviada rapidamente à Polícia para que a abordagem e a prisão sejam feitas. Já estamos testando essa tecnologia há algum tempo e conseguimos realizar prisões com ela, mas queremos aprimorá-la ainda mais”, explicou Elmano.
O evento contou com a presença de autoridades representantes das instituições de segurança, integrantes do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), do Ministério Público do Ceará (MP-CE), além de representantes das Polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF).
–
Com informações do Governo do Ceará
- Caucaia reforça operação contra pontos de lixo - 3 de abril de 2025
- Empresa Vitória completa quase 70 anos com reconhecimento nacional - 3 de abril de 2025
- Prefeito de Potiretama é preso por suspeita de integrar facção criminosa - 3 de abril de 2025