Eleições 2024

Extraoficial: Juazeiro do Norte chega aos 200 mil eleitores e se torna 3ª cidade do Ceará com 2º turno eleitoral

Foto: Reprodução

Juazeiro do Norte alcançou a marca de 200 mil eleitores no último dia para recadastramento de antigos eleitores e cadastramento de novos, tornando-se a terceira cidade do Ceará com a possibilidade de realizar eleições em dois turnos. Isso acontece quando nenhum dos candidatos atinge a marca de 50,01% dos votos válidos, como já ocorre em Fortaleza e Caucaia.

Até o momento do fechamento deste texto, os locais indicados pelo TRE ainda estavam atendendo os eleitores. A informação não é definitiva, e a marca de 200 mil eleitores só não será alcançada caso haja um volume surpreendente de transferências de eleitores de Juazeiro para outras cidades.

Durante toda a quarta-feira, centenas de eleitores buscaram se cadastrar para votar já nas eleições deste ano. Nos últimos dias, havia grande expectativa de alcançar a marca de 200 mil eleitores.

Hoje deve sair  oficialmente o contingente oficial de eleitores de Juazeiro do Norte

Por volta do meio-dia desta quarta, faltava apenas cerca de sete dezenas de novos títulos eleitorais ou transferências de domicílio para alcançar a meta estipulada pelo TRE. O resultado oficial deve ser divulgado ainda hoje.

Está mantida a possibilidade de Juazeiro do Norte ter segundo turno nas eleições municipais deste ano, conforme informa o Cartório Eleitoral no Município. O maior colégio de eleitores na região tornou-se ainda maior, aproximando-se dos 200 mil votantes necessários para um segundo turno obrigatório. Atualmente, Juazeiro tem um eleitorado de 198.165 pessoas, porém 1.310 novos registros já estão em processamento. Restam apenas 525 novos cadastros.

Em 30 de julho, a cidade vai comemorar 113 anos de Emancipação Política. O topônimo “Juazeiro” tem origem na denominação de árvore típica do semiárido brasileiro, cujo nome científico é Zizyphus joazeiro. Juazeiro é uma palavra de origem híbrida (tupi e português): “juá” ou “iu-á” (fruto de espinho) e o sufixo “eiro”. O município adotou o atual nome em 30 de dezembro de 1943, por meio de decreto estadual.

Com informações  Focus,jor

Zeudir Queiroz