Com a segunda maior arrecadação do Estado, Maracanaú se apresenta como contraponto à hegemonia política do governador Cid Gomes (PSB) no Ceará. O ex-prefeito Roberto Pessoa (PR), inimigo declarado do governador, entregou ontem o cargo ao seu sucessor, Firmo Camurça (PR), eleito com suas bênçãos. Apesar das divergências, tanto o ex-prefeito quanto o atual afirmaram que não veem dificuldade em realizar projetos na cidade com a ajuda de Cid na atual gestão.
Em entrevista ao O POVO, Camurça afirmou que pretende procurar pelo governador, com o intuito de fazer parcerias. “Vamos fazer uma relação harmônica e salutar para a cidade de Maracanaú. Vamos fazer com que Maracanaú caminhe a passos largos”, garantiu. Pessoa, por sua vez, destacou que esta será uma boa oportunidade para o Governo tirar o atraso. “Maracanaú colabora, com o ICMS, com R$ 20 milhões por mês para o Governo e ele não retorna nem com R$ 2 milhões”, disse.
Para ele, Firmo “terá oportunidade de fazer uma gestão ainda melhor” que a sua, se estreitar a relação com o Governo Federal e se estabelecer agora parceria com o Governo Estadual.
Durante a solenidade de posse do prefeito, do vice-prefeito Carlos Bandeira (PR) e dos 21 vereadores eleitos, que foi realizada na área externa da Câmara Municipal de Maracanaú, ficou evidente a força política que Roberto Pessoa e o grupo ligado a ele têm no município.
Eleito com 73,1% dos votos, Firmo Camurça governará praticamente sem oposição no Legislativo Municipal. Membro da base, o vereador Carlos Alberto Gomes de Matos Mota (DEM), foi eleito ontem presidente da Câmara, com 20 dos 21 votos dos vereadores da Casa. Segundo Firmo, que afirma ter vocação legislativa, a relação com a Câmara será sempre visando ao bem da cidade.
Prioridades
Firmo citou as áreas de mobilidade urbana e capacitação profissional como prioridades de sua gestão. “Mas temos uma demanda que é premente e temos que avançar muito também que é a área da saúde. Temos em torno de 40% de pessoas que não estão satisfeitas com o serviço de saúde que é oferecido”, admitiu o prefeito.
Diante do cenário, ele se comprometeu ontem a trabalhar por melhorias na área saúde de forma significativa desde o primeiro dia de seu mandato. “Vamos procurar humanizar atendimento e vamos rever salários de médicos, que também é um percalço”, prometeu.
Bastidores
O ex-prefeito Roberto Pessoa (PR) fez questão de entregar publicamente sua declaração de imposto de renda detalhando os bens que possui hoje ao novo presidente da Câmara Municipal, Carlos Alberto Gomes de Matos Mota.
Durante discurso, ele fez questão de agradecer aos servidores municipais e à Câmara Municipal por terem colaborado com a gestão. “Não teve uma matéria que mandei que não tenha sido aprovada”, demonstrou.
Agora, Pessoa almeja disputar vaga na Assembleia Legislativa. Ele e sua filha, Fernanda Pessoa (PR), serão candidatos a deputados estaduais em 2014.
O deputado federal Raimundo Gomes de Matos compareceu à solenidade de posse para prestigiar o prefeito eleito e o ex-prefeito. Para ele, um dos desafios será na área da educação.
O vice-prefeito Carlos Bandeira (PR) demonstrou nervosismo na hora de repetir seu juramento, que foi ditado pelo presidente da Câmara, trocando algumas palavras e arrancando risos da plateia.
Do O Povo
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024