Eleições 2024

Deputada Luana Ribeiro repudia fala discriminatória de vereadores cearenses contra pessoas com autismo

Foto: Reprodução

A deputada estadual Luana Ribeiro segue defendendo a bandeira da inclusão social e do respeito dentro e fora da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Após recentes falas discriminatórias realizadas por vereadores cearenses contra pessoas com autismo, a parlamentar repudiou condutas similares.

“Dois presidentes de casas legislativas, provando incompetência e desqualificação para tal cargo, também, mostraram total falta de empatia e amor com o próximo, ao falarem asneiras sobre um assunto que desconhecem por completo”, pontuou.

Mãe de uma criança diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), Luana reafirmou a necessidade de se combater a desinformação. “Antes de falar, estudem ou enfrentem o desafio de ser pai e mãe de uma pessoa com autismo para entenderem um pouco das peculiaridades do assunto. E desafio ambos a promoverem audiência pública sobre o assunto e me chamarem, pois antes não havia mesmo conhecimento, mas hoje existe e é totalmente necessário para garantir que brutalidades não sejam mais cometidas”, frisou.

Ainda em seu discurso, Luana garantiu que apresentará, na Alece, proposição para sugerir implementação de Unidades de Convivência dos Autistas (UCA) como política pública de Estado, a exemplo do que vem acontecendo em Cascavel. “O prefeito Tiago Ribeiro, como pai de autista, enxergou a necessidade de um equipamento público para tratar exclusivamente autistas, de forma humanizada”, declarou.

Entenda o caso

Em pronunciamento transmitido online pela Câmara dos Vereadores de Jucás, o vereador e presidente da Casa, Eúde Lucas (PDT) ignorou mensagens de apoio a autistas e afirmou que seu pai teria “curado” seu autismo na “peia”. Além dele, a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Cascavel, Priscila Lima (Cidadania), condenou a construção da primeira Unidade de Convivência dos Autistas (UCA) no Ceará em Cascavel, afirmando que “os autistas não estão precisando da obra”.

Fonte: https://www.blogrobertomoreira.com/

Zeudir Queiroz